Economia Titulo
Segurados do INSS terão crédito com desconto em folha no BB e CEF
01/04/2004 | 23:14
Compartilhar notícia


O empréstimo com desconto em folha para os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai finalmente sair do papel. Lançado no segundo semestre do ano passado, juntamente com o crédito com desconto em folha para os trabalhadores, os segurados da Previdência Social ainda não puderam fazer nenhuma operação. Os primeiros beneficiados serão os aposentados e pensionistas que recebem pelo BB (Banco do Brasil) e CEF (Caixa Econômica Federal). Convênio entre a Previdência Social e os dois bancos oficiais será assinado nos próximos dias e a solenidade com os primeiros empréstimos deverá acontecer no Palácio do Planalto.

O motivo da demora, segundo a Previdência Social, foi a necessidade de adequação das normas e dos procedimentos internos, tanto do INSS quanto da Dataprev, a empresa de processamento de dados da Previdência. Cabe ao INSS, uma vez concedido o empréstimo pelo banco, descontar o empréstimo diretamente do valor do benefício do segurado e repassá-lo à instituição financeira.

São cerca de 18 milhões de segurados que poderão ter acesso ao empréstimo com desconto direto na aposentadoria e pensão. Além disso, o INSS tem relação com mais de 30 bancos para fazer o pagamento dos benefícios. O segurado que recebe num banco poderá pegar o empréstimo em outro que estiver oferecendo taxas mais baratas. Com medo de atraso no desconto das parcelas e sem querer baixar as taxas de juros para os aposentados, como quer o governo, os bancos privados não se interessaram muito pela nova modalidade de empréstimo.

Segundo a Previdência Social o Banco do Brasil e a Caixa estão oferecendo aos aposentados empréstimo com taxas de juros que variam de 1,75% a 3,1% ao mês, depedendo do prazo, que pode chegar a 36 meses. O valor do crédito variará de acordo com o valor do benefício do segurado, e a prestação mensal não poderá ultrapassar 30% do valor líquido da aposentadoria ou pensão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;