Internacional Titulo
Paquistão limita uso de alto-falante nas mesquitas
Das Agências
31/10/2001 | 17:20
Compartilhar notícia


As autoridades paquistanesas limitaram nesta quarta-feira a utilização de microfones e alto-falantes nas mesquitas, medida adotada para lutar contra a agitação provocada por radicais islâmicos em protesto contra os bombardeios americanos.

O governo do presidente Pervez Musharraf pediu ao Ministério do Interior e às autoridades paquistanesas que "apliquem estritamente a proibição de utilizar microfones nas mesquitas", exceto em casos exclusivamente religiosos.

Os microfones e os alto-falantes podem ser usados para as chamadas para a oração ou para o sermão da sexta-feira, dia de descanso e de prece para os muçulmanos. O governo advertiu que serão punidos os abusos.

Alguns religiosos lançaram apelos à guerra santa contra Estados Unidos desde as mesquitas após o início dos bombardeios contra o Afeganistão a 7 de outubro.

O governo também lembrou as autoridades provinciais que têm de punir os apelos ao "ódio intercomunitário" nas mesquitas. Essa medida foi anunciada após o atentado de domingo na igreja de Bahawalpur (Leste), que causou a morte de 17 pessoas.

Nos últimos anos também ocorreram centenas de mortos em atos violentos contra a maioria muçulmana sunita e a minoria xiita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;