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Citroën Berlingo tem espaço de sobra para bagagem
Anderson Amaral
Da Redaçao
29/12/1999 | 18:05
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As portas de um novo milênio, as montadoras estao cada vez mais empenhadas em desenvolver modelos cuja característica mais importante seja a versatilidade. Com os preços dos automóveis nas alturas, é praticamente impossível para o consumidor da classe média ter dois carros na garagem. Por isso, é imprescindível que o modelo a ser adquirido na concessionária seja prático e econômico para rodar na cidade e, ao mesmo tempo, veloz e seguro na estrada.

O problema é que boa parte dos fabricantes possui veículos do tipo multiuso, mas nem sempre a propaganda é verdadeira. Uma exceçao à regra é o modelo Citroën Berlingo, que criou um novo conceito de veículo misto - utilitário e para o lazer. A versao Multispace, lançada recentemente pela montadora francesa, traz um diferencial em relaçao ao modelo já comercializado no país desde agosto de 1998: a terceira porta, desta vez deslizante, que facilita sobremaneira o acesso dos passageiros ao banco traseiro, bem como a acomodaçao de bagagens no porta-malas.

Até aí, nada de novo. A vantagem é que o modelo - que é derivado do compacto médio Xsara, que será produzido na fábrica da Citroën em Porto Real (RJ) a partir de 2001 - traz um porta-malas de fazer inveja a outros utilitários disponíveis no mercado. Sao 664 litros até a lâmina de cobertura das bagagens, mas o porta-malas pode ser ampliado para 1.350 litros até o teto e para 2,8 mil litros com o banco traseiro rebatido. Nao deu outra: com tantos atributos assim, o Berlingo acabou conquistando diversos prêmios na Europa, como o Golden TM, da revista espanhola Transporte Mundial.

Desde o início das vendas no mercado brasileiro, o Citroën Berlingo já acumula cerca de 700 unidades vendidas. A razao do relativo sucesso entre os importados é simples: o modelo conseguiu, como poucos, reunir em um único carro a vocaçao para o trabalho e para o lazer. O Berlingo, entretanto, leva uma vantagem considerável em relaçao aos demais utilitários do mercado: como foi construído sobre a plataforma do Xsara, confere ao motorista uma dirigibilidade digna de carro de passeio.

A altura do banco do motorista, elevada em relaçao à do compacto, transmite uma sensaçao de segurança ainda maior ao seu condutor - aliás, uma característica comum em monovolumes, como o Classe A ou o Scénic.

Além disso, a Citroën nao descuidou do conforto para os passageiros do banco traseiro. O assento foi recuado em cerca de 80 mm e elevado em 50 mm, para garantir mais espaço aos seus ocupantes. Como o carro é bastante alto (1,8 m), há espaço de sobra até mesmo para os passageiros mais altos e de pernas mais compridas. A adiçao da porta deslizante também facilitou o acesso aos ocupantes do banco de trás, embora o seu tamanho reduzido - 550 mm de largura por 1,2 m de altura - seja insuficiente, em alguns casos, para permitir a acomodaçao das bagagens no porta-malas, principalmente quando o banco traseiro está rebatido - nesse caso, a opçao é a porta traseira.

No que se refere à motorizaçao, o Citroën Berlingo também merece elogios. O modelo é equipado com um propulsor 1.8 de oito válvulas, que gera 90 cv de potência a 5 mil rpm. O torque, bastante elevado mesmo em baixas rotaçoes - sao 15,3 kgfm a 2,6 mil giros -, confere ao modelo a agilidade necessária para circular com desenvoltura no trânsito pesado das grandes cidades. Mesmo em subidas íngremes ou durante ultrapassagens o veículo avaliado pelo Diário passou sem traumas no teste.

Pena que o consumo deixe um pouco a desejar, principalmente quando se leva em consideraçao a sua vocaçao também para o trabalho - com o ar-condicionado ligado o resultado é ainda pior. O consumo na cidade gira ao redor de 8,4 km/litro. Na estrada, por sua vez, o carro roda 14,1 km com um litro de combustível. Segundo a montadora, o modelo atinge a velocidade máxima de 175 km/h e acelera da imobilidade aos 100 km/h em 11,7 segundos.

No que se refere à segurança, o Berlingo traz um pacote de série e opcionais insuficiente, se levarmos em consideraçao o seu posicionamento no mercado - a versao Multispace está sendo comercializada por R$ 28.330. De série, o modelo é equipado apenas com barras de proteçao nas portas, cintos de segurança com regulagem de altura e apoios de cabeça no banco traseiro. Entre os equipamentos opcionais, o Berlingo traz também air bags para motorista e passageiro - neste caso, é necessário desembolsar mais R$ 890. A opçao do freio ABS (antibloqueio) nao é disponível.




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