Turismo Titulo
Tour pelo interior
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
26/11/2009 | 07:01
Compartilhar notícia


O Circuito das Frutas, formado pelas cidades de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo oferece roteiros rápidos que envolvem integração com a natureza e boas opções para quem quer curtir em poucos dias atividades de lazer e conhecer um pouco mais da cultura regional.

Um dos destaques do circuito é a produção de frutas, como morango, uva, caqui, pêssego, figo e acerola, que deixam qualquer um água na boca.

Criado em 2002, o Pólo Turístico do Circuito das Frutas foi oficializado em agosto de 2004 pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado, por um grupo de 27 produtores rurais que criaram a Associação de Turismo Rural do Circuito das Frutas. A formação teve como objetivo atrair visitantes para conhecer as fazendas e propriedades que representam a agricultura e culinária da região.

Para quem gosta de passeios radicais, Atibaia, por exemplo, possui inúmeros atrativos. Um deles é pular de paraglider na Pedra Grande, local que também tem um mirante que oferece uma bela vista da cidade. O município também é reconhecido pelas tradicionais festas do morango e das flores.

Em Itupeva, a programação reserva entre os dias 11,12 e 13 de dezembro a 7ª edição Expo Uva, com entrada gratuita. A festa, organizada pelos produtores da cidade, terá atrações musicais, apresentações de bandas e companhias teatrais, além de contar com uma praça de alimentação. A festa ocorre na Praça de Eventos da Pedreira (Avenida Nelson Gulla, 365). Informações pelo telefone:4591-1206 ou pelos e-mails dir.turismo@itupeva.sp.gov.br e turismo2@itupeva.sp.gov.br. Para mesclar o roteiro, também há a opção de visitar o parque aquático Wet´n Wild (Rodovia dos Bandeirantes, km 72). Mais informações pelo telefone 4496-8000 /4496-8074 ou pelo e-mail: wetcenter@wetnwild.com.br. Outra diversão garantida é o Hopi Hari (Rodovia dos Bandeirantes, km 72).


Passeios

JARINU
Reduto da imigração italiana, o turista pode passear pelos sítios e ser recebido por mulheres que servem um delicioso café da manhã na varanda, com músicas típicas cantadas por um coral formado pela comunidade local. O city tour pela cidade conta com visita em adegas, com direito a aprender como cultivar a uva, além da arte fazer bons vinhos e, o melhor, degustá-los. Outra boa opção é almoçar nos restaurantes campestres de gastronomia italiana.

Com o estômago cheio, nada melhor do que caminhar pelas trilhas e apreciar a natureza.

Entre os principais pontos de visitação na cidade está o casarão Terra Brasil, localizado no bairro de Campo Largo. O espaço, que serviu de apoio para expedições dos Bandeirantes, tem uma vista privilegiada da região e expõe em seus muros réplicas dos profetas do artista Aleijadinho. Há ainda o labirinto vivo, lago para pesca e lanchonete. Telefone: 4017-5331.

O Centro Histórico Cultural é uma das mais antigas construções da cidade e está totalmente restaurado. No local pode-se obter informações sobre a história, a cultura e o turismo de Jarinu. Telefone: 4016-4611, Rua Independência, 111, Centro.

Para quem não dispensa boas compras para levar de lembrança na bagagem, a saída é a feira de artesanato, que acontece todos os sábados pela manhã. Lá é possível encontrar variedade de artigos de madeira, bordados, tricô, comida etc. Local: Praça 17 de Abril, em frente à Igreja Matriz.

Vale tirar um tempo para conhecer o Centro Cultural Tal Segulda, que mostra a obra de um dos maiores artistas plásticos do Brasil e do Mundo, além da obra de outros artistas. Um lugar agradável para quem gosta de arte e cultura, com exposições permanentes e atrações culturais e artísticas diversas. Convém marcar horário previamente pelo telefone 4038-7658.

ATIBAIA
A cidade do Morango reserva no dia 28 o 7º Festival Internacional da Imagem Fotográfica, no Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret (Alameda Lucas Nogueira Garcez , 511 - Centro). Informações pelo telefone: 4412-7776.

JUNDIAÍ
A cidade tem seu patrimônio ambiental guardado na Serra do Japi, fazendo parte de uma série de pequenas serras mantidas por rochas entre a Bacia de São Paulo e a Depressão Periférica Paulista.

O tour pelo trecho de área de preservação ambiental conta com natureza exuberante, nascentes de água cristalina, quedas d´água, trilhas e lagos. Os visitantes podem fazer as refeições nas fazendas. O ‘passeio verde' agrega também caminhada em trilha, visita em laboratórios, viveiros e estufas de orquídeas, que podem ser compradas assim como o mel e o própolis, muito vendidos na região.

Lembrar tempos antigos e fazer um passeio bucólico pela linha férrea de Jundiaí é uma outra opção para os visitantes que viajarem no Expresso Turístico Jundiaí. O trem parte todos os sábados da Estação da Luz (plataforma 4) e a chegada é na rodoviária de Jundiaí. Os passageiros podem escolher três roteiros: ecológico, cultural e circuito das frutas. Cada um custa R$ 48 para adultos, e R$ 34, crianças de 4 a 10 anos.

INDAIATUBA
Com relevo de topografia plana, Indaiatuba é um convite aos passeios de bicicleta por suas largas ruas e avenidas. A cidade caracteriza-se pela produção de uvas e acerola orgânica. As festas típicas da cidade são a Tradição e das Nações Unidas.

Entre os pontos turísticos tradicionais do município está o Casarão Cultural Pau Preto. De tradição bandeirista, foi feita em taipa no fim do período colonial e hoje é sede de uma chácara e da Fazenda Pau Preto. O prédio em tijolo é do fim do século 19, feito de acordo com o padrão industrial inglês, para abrigar uma máquina de beneficiar café. Em 1982 tornou-se patrimônio público e sede da Fundação Pró-Memória e o Museu Municipal.

A Igreja de Nossa Senhora da Candelária, a matriz, tem estrutura de taipa e é um belo exemplo da arquitetura religiosa colonial paulista. Em volta de seu Largo a vila se estabeleceu, no século 19.

No dia 9 de dezembro a cidade comemora 179 anos, com apresentação da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira. O evento será às 16h30, em frente ao prédio da Prefeitura.

LOUVEIRA
A cidade de Louveira se destaca pela produção de uvas, caquis, pêssegos, figos, ameixas e morangos. O passeio rural é um forte apelo no turismo na cidade. Os visitantes podem conhecer as fazendas históricas e ainda provar a gastronomia típica, vinhos artesanais, doces e cachaças.

ITUPEVA
Produtora de uvas, morangos e pêssegos, Itupeva, cujo nome significa cascata pequena, em tupi-guarani, é marcada por sua extensa área rural e pela produção de mel e cachaça. Nesse caso, uma boa pedida é os visitantes reservarem um tempo para aprender sobre a cultura do mel.

MORUNGABA
Assentada nas colinas suaves de um vale ao pé da Serra das Cabras, a cidade é um convite à tranquilidade, convite este marcado pelas belíssimas estradas que levam ao município e constituem-se um atrativo por si só.

A Estância climática de Morungaba, com suas maravilhosas paisagens, destaca-se pela produção de uvas, figo, laranja e pêssego, com suas tradicionais compotas, doces e temperos conhecidos em todo o País.

VALINHOS
A cidade é marcada pela expansão do agroturismo e oferece aos turistas visitação pelas mais de 400 chácaras produtoras de uma grande diversidade de frutas. É possível ainda conhecer de perto o processo de doces, vinhos e licores.

Conhecida também como a capital do Figo Roxo, a cidade realiza todos os anos a Festa do Figo, que reúne mais de 500 mil pessoas. A próxima edição será entre os dias 16 e 31 de janeiro.

Para os pais que quiserem levar seus filhos para conhecer a cidade, uma alternativa de passeio é o Camping Macuco Lazer e Parque Aquático. O local oferece chalés, área com lagoa, piscina com dois toboáguas, trilhas e lagos para pesca. (Estrada Municipal Governador Mário Covas - Macuco - Telefone: (0xx19) 3881-1707.

ITATIBA
Conhecida como ‘princesa da colina', a cidade se destaca por ter grande produção de caquis, morango e uva. Para privilegiar as frutas encontradas em larga escala, o turista pode fazer visita pelos pomares das hortas orgânicas.

VINHEDO
A cidade da uva, com ruas e avenidas arborizadas, é conhecida pela vida noturna agitada. Um dos principais pontos de visitação é o Portal dos Imigrantes, inaugurado em 1982 e que homenageia os italianos que se fixaram na região. Há também o Memorial do Imigrante, um complexo cultural inaugurado em 2007, que abriga as secretarias de Cultura e Turismo, Indústria e Comércio. O local é dividido em seis prédios com arquitetura renascentista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;