Nacional Titulo
RJ: encontrada pedra de cianeto de 20kg em lixo clandestino
Do Diário do Grande ABC
24/06/2000 | 15:12
Compartilhar notícia


Quatro dias depois da morte da menina Ivanete Almeida Santos, 1 ano e cinco meses, envenenada por cianeto de sódio jogado em um terreno baldio próximo à sua casa, em Duque de Caxias (Baixada Fluminense), técnicos da Fundaçao Estadual de Engenharia de Meio Ambiente (Feema) encontraram uma pedra da substância de aproximadamente 20 quilos num outro terreno do município.

A irma de Ivanete, Flávia Gomes dos Santos 4 anos, que também foi contaminada, teve alta do hospital e passa bem.

O secretário de Meio Ambiente de Duque de Caxias, Evaldo Loureiro, disse que a prefeitura está mapeando a regiao à procura de materiais tóxicos que, segundo ele, sao despejados clandestinamente. Segundo os técnicos, a pedra encontrada provavelmente estava há muito tempo no local, porque o cianeto só se solidifica com o passar do tempo. A substância será queimada. No mesmo terreno, foi encontrado lixo hospitalar.

O secretário de Serviço Público, Dalmar Mazinho, voltou a acusar a prefeitura do Rio de "usar Caxias como lixao". "Só da meia-noite de sexta até as 8h de sábado chegaram quatro caminhoes de empresas particulares vindos do Rio", contou Mazinho. O secretário disse que serao mantidos fiscais nos terrenos onde costuma haver despejo irregular. "O problema é que os veículos vêm de madrugada, justamente para driblar a fiscalizaçao".

A área no entorno da Favela Paraopeba, onde mora a família de Ivanete, foi isolada pela Defesa Civil ainda na quinta-feira, quando ocorreu o acidente.

As crianças viram o pó branco dentro de uma lata no meio do entulho que havia no local e, pensando que era açúcar, colocaram o produto na boca. Pouco depois, a mae, Iveni Santos, 25 anos, percebeu que Ivanete estava mole e com os dedos roxos. As crianças foram levadas para o hospital, mas Ivanete nao resistiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;