Esportes Titulo
Surgimento de ídolos marca Escolares
Henrique Munhos
Especial para o Diário
16/06/2011 | 07:19
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Uma competição estudantil, que estimula as crianças à prática esportiva e ajuda no desenvolvimento pessoal com respeito e companheirismo. Além de tudo isso, os Jogos Escolares de São Caetano podem proporcionar o surgimento de grandes atletas profissionais. Exemplos para isso não faltam.

O maior de todos é Hortência, campeã pan-americana e mundial de basquete com a Seleção Brasileira, além da medalhista de prata na Olimpíada da Atlanta, de 1996, e hoje supervisora da Confederação Brasileira de Basquete.

Hortência chegou à cidade aos 9 anos e foi morar no bairro Santa Maria. O início no basquete (começo da década de 1970) foi na Escola Estadual Professora Eda Mantoanelli. Depois, a atleta estudou na também Escola Estadual Coronel Bonifácio de Carvalho.

Hortência participou das Olimpíadas Estudantis, competição organizada pelo clube Tijucussu e que foi a precursora dos Jogos Escolares.

Devido ao talento apresentado no colégio, a jogadora passou a defender o Esporte Clube São Caetano e o CRE Fundação, onde se tornou profissional.

OUTROS EXEMPLOS

Muitas jogadoras que hoje atuam na Superliga de Vôlei começaram nos Jogos Escolares de São Caetano. "Nosso time era muito forte. Por isso, as meninas vinham para cá atuar nas categorias de base e, consequentemente, participavam dos Jogos Escolares", afirma Marina Miotto, coordenadora de vôlei do município.

Os maiores exemplos são a ponteira Fernanda Garay e a central Carol Gattaz, que em início de carreira defenderam escolas da cidade e agora acumulam passagens pela Seleção Brasileira e foram contratadas recentemente pelo Vôlei Futuro, de Araçatuba.

Nas damas, o destaque fica por conta de Francisco Marcelo Araujo, que disputou os Escolares em 2001 e 2002 e depois conquistou o Campeonato Brasileiro e o Mundial Júnior.

Oswaldo Massei conquista dois títulos nas damas

As competições de damas marcaram os Jogos Escolares de São Caetano ontem. Com dois títulos dos quatro disputados, o colégio Oswaldo Massei foi o grande vencedor.

A escola, localizada no bairro Oswaldo Cruz, foi campeã nas categorias mini masculino e também do pré-mirim feminino.

No pré-mirim masculino, o título ficou com o Alcina Dantas Feijão. Já no mini feminino, quem conquistou o troféu de campeão foi o Padre Luiz Capra.

O CER Pedro Furlan, local onde os torneios foram disputados, contou com a presença de 203 competidores. As maiores participações foram registradas na categoria pré-mirim, que contou com a presença de 62 meninos e 56 meninas.

Hoje, os Jogos Escolares de São Caetano irão contar somente com as competições de tênis de mesa. A partir das 8h30, começam os torneios juvenil e infantil feminino. À tarde, a partir das 13h30, ocorrerrá a categoria mirim masculino. As partidas serão realizadas no Circolo Italiano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;