Política Titulo
Marquinho Tortorello assume 1ª suplência do PPS na Assembléia
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
19/04/2009 | 08:20
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


O ex-deputado estadual Marquinho Tortorello, de São Caetano, saiu da terceira para a primeira suplência do PPS à Assembleia Legislativa em pouco mais de quatro meses. Mais que isso, rumores de que o Partido Popular Socialista estaria em negociação com o governo de José Serra (PSDB) para puxar um parlamentar da legenda a uma secretaria estadual colocam Marquinho com boas chances de assumir cadeira no parlamento paulista.

A morte (no dia 12) do primeiro suplente da sigla Palmiro Mennucci e a saída de Roque Levi Santos Teixeira do PPS para o PR (tomou posse como vereador em Itaquaquecetuba) fizeram com que o ex-deputado são-caetanense se tornasse o primeiro na lista de sucessão.

Sem esconder a expectativa, Marquinho Tortorello ressalta que "torce" para que os boatos ventilados sobre a aliança entre PSDB e PPS - a qual já existe em âmbito estadual - se concretizem. "Ouvi nos bastidores esse comentário. Já estamos trabalhando junto aos cinco deputados do partido para fortalecer nossa agremiação. Vamos aguardar os desdobramentos."

Marquinho foi por oito meses secretário de Esportes da Prefeitura de São Paulo, quando Serra comandava o Executivo paulistano. Ele acredita que o afastamento prematuro do cargo - supostamente por problemas internos no PPS - não seria obstáculo para ganhar novo fôlego na política. "Tenho uma boa amizade com o governador. Acho que isso não seja empecilho", enfatiza.

Caso assuma cadeira da Assembleia, a incógnita ficaria por conta de seu posicionamento diante da administração do prefeito José Auricchio Júnior (PTB). Na eleição de 2008, Marquinho foi candidato a vereador em chapa ao lado do PT, sendo adversário do petebista.

Indagado sobre a possibilidade de encampar um mandato oposicionista em São Caetano, o ex-deputado é evasivo. "Não há mais espaço para essa coisa de oposição ou situação. Temos de trabalhar buscando o melhor para a população. Se Auricchio estiver fazendo uma boa gestão, vamos apoiar", frisa o popular-socialista, ao ressaltar que o atual governo municipal é "de regular para bom, com algumas falhas".

Marquinho criticou sem muita ênfase a Saúde - "poderia ter um melhor e mais rápido atendimento à comunidade" - e a Educação - "o prefeito está tentando consertar os erros".

A direção regional do PPS descartou qualquer negociação com o PSDB com vistas às eleições de 2010, pois os partidos já estão alinhados - a Secretaria de Estado da Habitação está nas mãos do popular-socialista Lair Alberto Soares Krähenbühl. A executiva estadual tucana também rechaça as informações cogitadas nos bastidores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;