Nacional Titulo
Garoto Iruan deve estar de volta ao Brasil sábado à noite
Do Diário OnLine
05/02/2004 | 13:55
Compartilhar notícia


Como estabeleceu o Tribunal de Justiça da Província de Kaohsiung, em Taiwan, o menino gaúcho Iruan Ergui Wu, oito anos, voltará ao Brasil. A previsão é que o menor embarque nesta sexta e esteja em solo brasileiro no sábado à noite. Ele está retido por seus tios naquele país desde março de 2001.

A imprensa taiwanesa cobriu, nesta quinta, o último dia de Iruan na escola. E ganhou presentes de seus colegas de classe e um álbum de fotografias da professora. Para as câmeras, o menino fez graça e até jogou futebol.

Em dezembro de 2003, Taiwan deu prazo de 20 dias para que o menor fosse devolvido à avó materna Rosa Ergui, que reside em Canoas (região metropolitana de Porto Alegre), mas a decisão não foi cumprida. Ela criava o menor desde que a mãe dele, Marisa Tavares Ergui, morreu, em 1998.

O pai de Iruan, o marinheiro chinês Teng Shu Wu, levava-o todos os anos para ver os parentes em Taiwan. Mas Teng Shu faleceu uma semana depois de chegar com o menino ao país asiático, em 2001. Huer Eam Wu decidiu ficar com o sobrinho, dando início a uma longa batalha judicial com a família brasileira.

Iruan via o pai duas vezes por ano, em Montevidéu, levado pela avó.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;