Internacional Titulo
Protesto contra os preços da gasolina cresce na França
Do Diário do Grande ABC
07/09/2000 | 18:42
Compartilhar notícia


Mais postos de gasolina esgotaram, nesta quinta-feira, seus estoques de combustível devido aos protestos dos caminhoneiros contra os altos preços da gasolina. Enquanto isso agricultores impediam o acesso dos trens internacionais ao túnel sob o Canal da Mancha e motoristas de táxi bloqueavam o trânsito em várias ruas de Paris. A França é o segundo país da Uniao Européia, depois da Gra-Bretanha, com impostos elevados sobre os combustíveis.

Um dia depois de o governo se negar a fazer mais concessoes e pedir o fim dos protestos iniciados segunda-feira, agricultores descontentes abandonaram uma reuniao com o ministro da Agricultura, Jean Glavany, e disseram que continuariam as manifestaçoes.

Na quarta-feira, os caminhoneiros começaram a bloquear os acessos aos depósitos de combustíveis. Eles afirmam que o preço do diesel aumentou 40% no ano passado. Os manifestantes fecharam as estradas que levam a aproximadamente 100 refinarias e depósitos para protestar contra o aumento dos preços e os altos impostos. Taxistas e agricultores aderiram aos protestos entrando em greve.

Na manha desta quinta-feira, o sindicato dos agricultores decidiu bloquear com tratores o acesso ao túnel do Canal da Mancha para impedir que no país entrassem veículos de carga procedentes da Gra-Bretanha.

As autoridades do aeroporto de Lyon cancelaram ou enviaram para outro destino alguns vôos. Milhares de postos de gasolina tiveram que fechar, enquanto outros foram reservados a veículos da polícia e ambulâncias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;