Internacional Titulo
Annan: não há solução militar para o conflito israelo-palestino
Da EFE
01/12/2003 | 21:17
Compartilhar notícia


O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, disse nesta segunda-feira que não existe solução militar para o conflito entre israelenses e palestinos. Annan fez estas declarações durante a celebração do Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino, lembrado anualmente em 29 de novembro, mas que desta vez foi adiado para não cair num sábado.

Na cerimônia, o secretário-geral da ONU insistiu que a única solução é uma negociação política que leve a um acordo "amplo, justo e duradouro".

Para Annan as iniciativas de paz propostas pela comunidade internacional não devem ser substituídas pela ação dos governos.

"O governo de Israel e a Autoridade Palestina devem agir e cumprir seus compromissos sem esperar a que o outro dê o primeiro passo", afirmou o secretário-geral da ONU.

Annan destacou o sofrimento que Israel causa ao povo palestino com suas restrições à liberdade de movimento de pessoas e bens. Por isso, ele fez um apelo à comunidade internacional para que esta contribua de uma "maneira generosa" para atenuar a grave crise humanitária enfrentada pelos palestinos, assim como a Israel para que facilite o acesso dos comboios de ajuda aos territórios ocupados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;