Central do Brasil é a quarta produçao brasileira a ser indicada ao Oscar. O primeiro foi O Pagador de Promessa, em 1962. Depois, foi a vez de O Quatrilho, em 96, e O Que É Isso Companheiro, no ano passado. Este ano, a cerimônia de entrega das estatuetas será comandada pela atriz Whoopi Goldberg.
Em entrevista à Globo News, logo após receber a notícia de sua indicaçao, Fernanda Montenegro mostrou-se muito feliz e disse que recebeu a notícia como um "soco no estômago". Para ela, a trajetória de Central do Brasil foi totalmente inesperada e chegar a uma indicaçao ao Oscar é uma grande surpresa.
Fernanda afirmou nao ter nenhuma expectativa quanto a possibilidade de ganhar o Oscar e melhor atriz e que o que vier vai ser bom, já que está concorrendo com pessoas de outra esfera e nao esperava nem mesmo ser indicada para este prêmio.
Já Walter Salles disse que a indicaçao de Fernanda Montenegro para a categoria de melhor atriz é o reconhecimento do talento da atriz e do que o Brasil tem de melhor. Ele ressaltou o fato de esta ser a terceira indicaçao de um filme brasileiro ao Oscar em quatro anos e disse nao ter notícia de nenhum outro país que tenha conseguido esta façanha. O diretor salientou que precisa dividir a indicaçao de Central do Brasil com os irmaos Fábio e Bruno Barreto, que também tiveram seus filmes O Quatrilho e O Que É Isso Companheiro? indicados ao Oscar.
Perguntado sobre se o fato de A Vida é Bela estar concorrendo nas categorias de melhor filme e melhor filme estrangeiro diminuem as chances do filme brasiliero, Salles disse ter pouco conhecimento dos critérios usados e por isso nao poder determinar as chances de sua fita.
Walter Sales disse ainda que o cinema brasileiro está mostrando sua força e que espera que o país continue fazendo filmes e que eles continuem sendo reconhecidos. Ele encerrou a entrevista dizendo que o maior prêmio que Central do Brasil já recebeu foi o diálogo com o público brasileiro. Além do italiano A Vida é Bela, concorrem na categoria os filmes Children of Heaven, The Grandfather e Tango.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.