Internacional Titulo
Empresa apresenta porcos geneticamente modificados
Do Diário OnLine
22/08/2002 | 14:01
Compartilhar notícia


A empresa britânica PPL Therapeutics, formada pelos criadores da ovelha Dolly, apresentou nesta quinta-feira quatro porcos produzidos a partir de clonagem e geneticamente modificados. A alteração genética permite que os órgãos dos animais sejam tolerados pelo organismo humano em caso de transplante.

Os porcos são considerados a espécie mais adequada para o transplante a humanos por causa das proporções do tamanho de seus órgãos internos. No entanto, os cientistas enfrentam como obstáculo uma rejeição natural do organismo humano aos órgãos dos porcos, já que um açúcar presente nas células suínas são reconhecidos como invasores e atacados pela defesa natural humana.

A PPL disse em um comunicado que quatro porquinhos nascidos em 25 de julho não têm as duas cópias do gene alpha 1,3 galactosyltransferase. Esse gene é responsável pela criação de uma enzima que adiciona o tal tipo de açúcar às células dos suínos.

Os genes existem sempre em pares. Anteriormente, pesquisadores americanos e da PPL haviam anunciado o nascimento de clones de porcos em que se obteve a desativação de uma das cópias.

Um quinto clone foi produzido e morreu logo após o nascimento por motivos desconhecidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;