Economia Titulo Consumo
Ovos com mesmo nº podem ter pesos diferentes
Erica Martin
Do Diário do Grande ABC
20/03/2012 | 07:46
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


 

Pesquisa do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) mostra pesos diferentes para ovos de Páscoa que têm números iguais impressos na embalagem. O chocolate número 20 é o que obteve a maior variação de peso entre diferentes fabricantes. O Batom, da fabricante Garoto, e que pesa 300 gramas, é o que tem a menor quantidade de chocolate entre os itens pesquisados. Já o ovo Especialidades, da Nestlé, tem 375 gramas e é o que tem mais cacau. A diferença, entre os dois chega a 25%. Ao comparar dois ovos da Nestlé, ambos de número 15, o consumidor irá encontrar um que pesa 215 gramas e outro 240 gramas, a variação é de 11%.

A gerente de relacionamento da entidade, Karina Alfano, diz que os consumidores podem ser prejudicados na hora de usar o número como base para comparar preços de diferentes marcas. “A nossa preocupação é com a falta da homogeneidade do que representa o numeral. Até porque o consumidor pode não se dar conta de que um ovo tem menos chocolate do que outro mesmo com numeral igual”, diz.

Uma enquete elaborada pelo Idec com 1.837 internautas mostra que 20% deles acreditam que a numeração corresponde ao peso do chocolate, 18% não sabem para que serve e 11% acreditam que o número não significa nada, ou seja, 49% não sabem qual o real significado do numeral na hora de escolher o ovo. Isso porque, em tese, a informação indica o tamanho do chocolate. É o que disse o presidente da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), Getúlio Ursulino Netto, entidade representa 92% das indústrias de chocolates do Brasil. “A numeração diz respeito à altura da forma do ovo. Um produto número nove, por exemplo, é produzido em uma forma de nove centímetros, não tendo relação com o peso do ovo. Mas o consumidor, de forma alguma, é prejudicado, pois todos os ovos trazem o peso indicado nas suas embalagens”, explicou.

O Idec propõe que os números levem a uma mesma informação ou que, pelo menos, o consumidor seja informado com clareza sobre o significado do numeral exposto na embalagem.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;