Internacional Titulo
Encontrada na Colômbia maior jazida de ouro do mundo
Da AFP
21/12/2007 | 11:54
Compartilhar notícia


Uma jazida de ouro que estaria entre as dez maiores do mundo foi localizada no departamento colombiano de Tolima (centro-oeste), informou nesta sexta-feira o ministro de Minas e Energia colombiano, Hernán Martínez.

Ele relatou ter sido informado sobre a descoberta pelos representantes da companhia estrangeira que explora a região, mas não deu maiores indicações sobre o local por uma questão de sigilo.

"É uma jazida extremamente grande, segundo as palavras do presidente da companhia", disse Martínez, depois de afirmar que tal empresa é pública e está presente nas bolsas de Londres e Nova York. Ele ainda garantiu que o anúncio oficial será feito em fevereiro.

Segundo o ministro, os representantes da mineradora "qualificam a descoberta como uma das 10 maiores do mundo".

"A mina foi encontrada a 800 metros de uma estrada principal e não está na selva", disse Martínez.

O ministro afirmou ainda que, de acordo com os porta-vozes da companhia, a descoberta poderia significar emprego permanente para 1.200 pessoas e necessitaria de investimentos iniciais de dois bilhões de dólares, permitindo duplicar a produção do ouro do país andino a partir de 2011.

Em 2006, a produção aurífera colombiana chegou a 15,6 milhões de gramas, enquanto que as exportações do mineral alcançaram 281 milhões de dólares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;