Internacional Titulo
Grã-Bretanha tem um dos piores tratamentos contra a Hepatite C
Da AFP
30/09/2005 | 17:18
Compartilhar notícia


Especialistas disseram nesta sexta-feira que estima-se que, na Grã-Bretanha, até 300 mil pessoas poderão enfrentar uma séria doença no fígado, causada pela Hepatite C, já que o país tem um dos piores programas de tratamento na Europa.

De 100 mil a 300 mil pessoas poderão adquirir a doença - que pode ser evitada - se o país continuar sem agir, disse o professor William Rosenburg, principal autor de um novo relatório sobre a doença. Sem um transplante de fígado, muitos desses pacientes morrerão, acrescente o informe.

"O governo precisa tornar a prevenção da Hepatite C uma prioridade", disse Charles Gore, diretor do 'Hepatitis C Trust', que publicou o estudo. "Nós temos um terrível registro de diagnóstico da doença".

Segundo Gore, mais de 400 mil pessoas, dos cerca de 466 mil que têm Hepatite C, não sabem que estão infectados.

A Hepatite C é uma doença no fígado que pode provocar cirrose ou câncer. Ela está associada a usuários de drogas que compartilham agulhas.

O relatório mostra como Grã-Bretanha, França, Alemanha, Itália e Espanha lidam com a doença, e os britânicos estão sempre na última posição.

Na França, os pacientes têm seis ou 12 vezes mais chances de receber tratamento efetivo para prevenir danos ao fígado.

Nesta sexta-feira, a Associação Européia de Pacientes do Fígado pediu medidas de prevenção unificadas e programas de apoio para os 12 milhões de pessoas infectadas com hepatite na Europa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;