Economia Titulo
Lucro das estatais reforçam caixa do governo
17/01/2010 | 07:09
Compartilhar notícia


Previsto para ser divulgado no final do mês, o superávit primário de 2009 (economia de recursos para pagar os juros da dívida pública) terá o reforço de manobras adotadas pela equipe econômica para elevar as receitas quando a arrecadação ainda se recupera da crise.

A entrada de recursos atípicos no caixa da União soma R$ 24,3 bilhões no ano passado. O valor final das receitas atípicas (que não se repetirão em outros meses) será ainda maior porque o levantamento engloba apenas valores até novembro para alguns tipos de receitas. As quantias de dezembro só serão conhecidas com o resultado primário de 2009.

A principal fonte de recursos extras é a transferência de depósitos judiciais e extrajudiciais para o Tesouro Nacional. Determinado por uma medida provisória aprovada em outubro, o repasse rendeu ao governo federal R$ 8,9 bilhões até novembro.

Com a medida, o Tesouro se apropriou de depósitos feitos por contribuintes que questionavam o pagamento de tributos e deixaram o dinheiro na Caixa. Outra parte dos recursos vem do reforço na distribuição de dividendos pelas estatais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;