A participaçao dos EUA nas exportaçoes brasileiras cresceu 5,4 pontos percentuais em 1999 sobre 1998, enquanto que a participaçao da Argentina caiu caiu 6,3 pontos, para 21,2% do total. Em valores, as exportaçoes à Argentina recuaram 32% para US$ 754 milhoes, segundo dados preliminares para 1999, enquanto que as importaçoes diminuíram 4% para US$ 518 milhoes. O setor encerrou o ano com superávit comercial de US$ 236 milhoes com a Argentina.
A desvalorizaçao do real, de acordo com o presidente da entidade, Paulo Butori, é o principal fator para a reversao nos resultados da balança comercial do setor. O presidente da Arteb, Pedro Eberhardt, explica que a desvalorizaçao aumentou a competitividade da autopeça no Exterior, que ficou mais barata, ao mesmo tempo em que aumentou a nacionalizaçao de grande parte das autopeças nos veículos montados no Brasil.
Na ponta da importaçao, a participaçao dos Estados Unidos nas compras do Brasil recuaram de 19,5% do total para 15,9%, mas a participaçao da Alemanha nas importaçoes do setor de autopeças aumentaram de 16,3% para 21,1%. A Alemanha é o segundo maior importador ao Brasil no setor.
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