Economia Titulo
Indústrias abrem 750 vagas na região
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
11/02/2011 | 07:26
Compartilhar notícia


O volume de empregos criados pelas indústrias no Grande ABC cresceu 0,39% em janeiro, em relação a dezembro - quando houve recuo de 0,55%. Isso representa a criação de 750 vagas no período, segundo pesquisa mensal com abrangência estadual realizada pela Fiesp/Ciesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

As cidades da região que mais contrataram no ramo industrial em janeiro foram São Bernardo, com 400 postos de trabalho (alta de 0,41%), e Diadema, com 250 novas oportunidades (elevação de 0,47%).

Em São Caetano a alta de 0,92% resultou na criação de 200 vagas em janeiro. Na contramão, Santo André (que abrange indústrias de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) apresentou queda no volume de emprego gerado no mês anterior, de 0,13% - isso significa que foram demitidos 100 funcionários.

O município andreense foi influenciado pelas variações negativas dos setores de produtos químicos, de borracha e plástico e metalurgia. O resultado só não foi pior devido à variação positiva do setor de veículos automotores e autopeças.

"Isso mostra que o aquecimento da economia tem se mantido, até o momento. As indústrias automobilísticas têm fôlego para avançarem ainda mais. Além disso, janeiro é um mês tipicamente fraco, já que paga-se muitos impostos. Mesmo assim, o resultado foi positivo", afirma William Pesinato, diretor da regional do Ciesp de São Caetano.

Para ele, o fato de as importações estarem em níveis cada vez maiores, devido a baixa do dólar, podem "frear" a longo prazo atividades industriais como um todo, porém, o mercado interno tem se mostrado forte e sustentável. "Além do que, as pessoas têm melhor poder aquisitivo com o reajuste do salário-mínimo e com os crédito tomados, principalmente, ao longo de 2010", exemplificou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;