Cultura & Lazer Titulo
Superação, raça e orgulho nos Jogos de Turim
Kati Dias
Do Diário do Grande ABC
Com Agências
18/02/2006 | 09:28
Compartilhar notícia


Os brasileiros Hélio Freitas e Isabel Clark mostraram nesta sexta-feira nos Jogos de Inverno de Turim, na Itália, que a vitória pode ter sabores diferentes. Isabel já tinha entrado para a história da Olimpíada ao ser a primeira sul-americana a participar de uma prova de snowboard. Agora, pode se vangloriar de ser a primeira latino-americana a ficar em nono lugar na prova de boardecross, realizada nesta sexta-feira pela manhã, em Barconecchia.

Com a bandeira verde-amarela nos ombros, a atleta não escondeu o orgulho de ter conquistado o melhor resultado brasileiro sobre a neve. A colocação do ex-maratonista Hélio Freitas não foi das melhores. Chegou na 93ª posição nos 15 quilômetros de cross country. Mas venceu os seus próprios limites e vibrou ao ver que conseguiu terminar a prova.

Diferentemente de Isabel, que ostenta 11 títulos sul-americanos de snowboard, o atleta teve poucas oportunidades de treinar na neve. "Estou muito contente porque pensava que, ao ser o único que não viveu toda a vida na neve, terminaria em último", disse o atleta. Esta foi a primeira prova olímpica de Freitas, que começou a praticar o cross country há quatro anos e realiza sua preparação na grama e no asfalto. "Ganhar de quatro pessoas é um resultado", afirmou, quase assombrado com sua própria façanha.

Pioneira, Isabel se mostrou satisfeita com sua performance. "Mais que pela minha classificação estou orgulhosa de ter feito uma grande corrida, de ter dado o melhor de mim. Isso é o mais importante", disse, feliz, cercada por sua equipe. Nas arquibancadas foi saudada por um grupo de torcedores, que agitavam bandeiras do Brasil. "Toda a família veio me ver", disse.

Outra satisfação de Isabel é ver o snowboard cada vez mais popular no Brasil. "Muita gente pratica sandboarding (similar ao snowboard, mas na areia). Acho que os brasileiros têm muito talento nestes esportes", comentou. Já Freitas, quando voltar ao país, poderá treinar sossegado no asfalto ou jardins de Campinas sem os olhares debochados de seus vizinhos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;