Cultura & Lazer Titulo
Grande ABC ganha botecos charmosos
Ricardo Ditchun
Da Redaçao
11/12/1999 | 16:16
Compartilhar notícia


O Grande ABC jamais ofereceu tantos bons bares a seus moradores e visitantes como agora. Somente nos últimos meses foram inauguradas - ou reinauguradas - pelo menos sete casas que se destacam pela qualidade das bebidas e alimentos servidos, atendimento diferenciado e ambientaçao bem-resolvida. Sao elas: Mazza Ristorante, Ocean Drive e Dona Carlota (Santo André); The Excalibur Pub, Pharelo e Millenari Bar (Sao Bernardo); e Salvador Dalí - Restaurante e Bar (Sao Caetano).

De acordo com grande parte dos freqüentadores entrevistados pelo Diário, a melhor explicaçao para esse bem-vindo fenômeno de mercado é a nítida transformaçao que ocorre no perfil econômico da regiao. "Já nao se pode mais falar apenas em regiao industrial. Hoje, as maiores cidades do Grande ABC têm todas as características da capital. Ou seja, economia diversificada e, conseqüentemente, habitantes com muitos interesses culturais".

A análise, bastante substancial, é do arquiteto Jurandir Prestes Júnior, um dos sócios do Pharelo (tel.: 4330-8411), o simpático bar com arquitetura e decoraçao inspirada nos anos 40 e 50 e que tem no serviço do chope e no balcao de acepipes seus mais fortes atrativos.

Perto do Pharelo, o Millenari (tel.: 4330-3401) aparece como alternativa um pouco mais agitada e sofisticada, com coquetéis, música ambiente, tabacaria e futuro clube do uísque. Ainda em Sao Bernardo, o The Excalibur (tel.: 4337-1404) é um misto de tradiçao britânica com sede de novidades norte-americana. O lugar dispoe de clube do uísque, chope e um sem-número de tira-gostos. A decoraçao é uma alusao aos ambientes palacianos da Idade Média, com espadas e bandeirolas. Outra atraçao é a pista (oficial) de dardos, um bom local para iniciar conversas descontraídas, além do espaço para a prática de jogos de tabuleiro, como xadrez, damas e gamao.

Em Santo André, o bar do Mazza (tel.: 4990-8558) é ideal para o salutar exercício da happy hour. O ambiente é elegante sem ser pedante, característica reforçada pela presença de móveis de madeira de boa qualidade. Aqui, entre outras opçoes etilicamente mais reforçadas, a boa sugestao é o chope acompanhado pelas deliciosas combinaçoes da culinária italiana, o forte do cardápio da casa. Na Ocean Drive (tel.: 449-7968) o perfil é mais jovem. Para saciar a sede neste ponto da regiao a soluçao sao os energéticos, a bebida com mais saída. Depois aparecem a cerveja em garrafas formato long neck e coquetéis coloridos e bastante decorados.

O Dona Carlota (tel.: 4990-8789), que já foi restaurante, agora atende, basicamente, quem foi jovem nos anos 70. A idéia é funcionar em clima de bar, com criativas combinaçoes alcóolicas, vários ambientes, espaço para dançar e pequenas, rápidas, mas sempre deliciosas soluçoes culinárias.

A casa de Sao Caetano, o Salvador Dalí, opera como bar a partir das 16h, quando se encerram, pela ordem, os serviços de café matinal e almoço. Depois é happy hour e um período noturno que se prolonga até o último cliente. Sao três bares, sendo que um deles é um aconchegante terraço. A decoraçao é moderna e muita gente jovem e bonita circula por ali. Uma boa dica nesta casa decorada com reproduçoes de obras do mestre espanhol do surrealismo é a paquera no balcao do bar do salao principal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;