Internacional Titulo
Clinton pede adiamento de votaçao sobre testes nucleares
Do Diário do Grande ABC
08/10/1999 | 16:11
Compartilhar notícia


O presidente Bill Clinton pediu nesta sexta-feira em Ottawa um adiamento do voto sobre o Tratado de Proibiçao total de Testes Nucleares (CTBT), em coletiva à imprensa em Ottawa.

Apelo Mundial - Cerca de cem países, entre eles várias potências nucleares, pediram nesta sexta-feira que os Estados Unidos dêem o exemplo, ratificando o Tratado de Proibiçao Total de Testes Nucleares (CTBT).

Os delegados de 92 Estados, reunidos em Viena, pressionaram também a India, o Paquistao, a Coréia do Norte, a Rússia, a China e Israel para que confirmem o tratado, anunciou o embaixador Wolfgang Hoffman, que dirige a organizaçao, com sede em Viena.

O texto do CTBT, firmado em 1996, só entrará em vigor depois que os principais países que participam dele o tiverem ratificado.

"Queríamos que os Estados Unidos dessem o exemplo, confirmando o tratado e animando com isto os demais", disse Hoffman.

A India, o Paquistao e a Coréia do Norte nao assinaram. Já Estados Unidos, Rússia e China firmaram o acordo, mas sem ratificá-lo. Israel está no mesmo caso.

O CTBT foi aprovado pela assembléia geral das Naçoes Unidas em 1996, mas tem que ser validado por 44 países considerados possuidores de capacidade nuclear antes de entrar em vigor. Apenas 26 destes países ratificaram o acordo.

Apesar de o presidente Bill Clinton ter firmado o CTBT há três anos, a oposiçao republicana no Senado bloqueia sua ratificaçao, que exige dois terços dos votos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;