Política Titulo ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Novo líder do PT avalia que ano será acirrado contra tucanos
Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
19/03/2012 | 07:41
Compartilhar notícia


O PT tem novo líder na Assembleia Legislativa. O deputado Alencar Santana assumiu o posto na semana passada e falou com exclusividade ao Diário. O petista argumenta que é um desafio assumir o comando de 24 parlamentares num ano eleitoral e acredita em debates mais acalorados frente a base de sustentação do governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB).

Na avaliação do deputado, por conta do cenário eleitoral, será necessária mais atenção para os temas levantados nas sessões ordinárias. "Aquilo que pode mais dificultar é o tom da disputa interna. É natural que o debate eleitoral tenha reflexo na Casa. Vamos ter a maior disputa na Capital e reflete no jogo e nas posições dos deputados na Assembleia", avalia.

Certo é que a campanha ‘federalizada' pela Prefeitura de São Paulo vai acirrar os ânimos entre petistas e tucanos. A iminente entrada do ex-governador José Serra (PSDB) no pleito contra Fernando Haddad (PT) nacionalizou a disputa, tendo em vista que a Capital é estratégica para os partidos. "Os reflexos serão no plenário e a liderança terá que se colocar em favor do partido a todo o momento", afirma Alencar.

O pleito municipal também mudará o ritmo da bancada petista, uma vez que alguns deputados serão candidatos em seus redutos eleitorais. Exemplo disso é Carlos Grana, postulante ao Paço de Santo André. "Eles têm compromisso parlamentar na Casa que, com certeza, será exercido. Estarão presentes nos momentos de debates e de votação, situações que irão exigir a participação deles", declara o líder.

Alencar ressalta que pretende acompanhar de perto as atividades eleitorais, principalmente em municípios estratégicos para o PT, como é o caso de Santo André. "A participação do Grana foi importante para minha eleição como líder. Estarei junto nos seus eventos e atividades".

A eleição do líder foi vista com surpresas pelos petistas mais tradicionais. Horas antes do processo de escolha, tudo estava acertado para que o deputado estadual Donisete Braga (PT-Mauá) assumisse o posto. Alencar está em seu primeiro mandato como deputado estadual. Ele recebeu 154.272 votos no pleito de 2010. Antes era secretário de Governo em Guarulhos, onde se elegeu vereador por duas vezes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;