Internacional Titulo
Impotência sexual pode estar ligada a diabete
Do Diário OnLine
19/02/2002 | 14:27
Compartilhar notícia


A impotência sexual pode ter como causa a diabete. A conclusão é de um recente estudo realizado por pesquisadores britânicos e divulgado pelo British Journal of Urology. Segundo a pesquisa, homens impotentes são mais propensos a apresentar diabete não-diagnosticada e deveriam se submeter ao exame para verificar a taxa de açúcar no sangue.

O estudo, liderado por Tom McNicholas, do Hospital Lister, em Stevenage, analisou 129 pacientes que procuraram o hospital por terem problemas de ereção. "Se uma pessoa tiver disfunção erétil, ela deve suspeitar de diabete como causa subjacente", disse Krishnamurthy Sairam, do Hospital Kent & Sussex, um dos autores da análise.

Vinte e dois dos 129 homens já sabiam que tinham diabete. Quase 5% dos outros 107 voluntários não sabiam que eram portadores da doença. Outros 12% tinham altos níveis de glicose, o que poderia levar à diabete, caso não recebessem tratamento preventivo.

Em muitos casos a diabete e outras doenças crônicas que afetam os vasos sanguíneos, os nervos e os músculos lisos estão ligadas ao surgimento da impotência. Por este motivo todos os pacientes foram testados para diabete por meio de um exame de urina comum, que avalia a glicosúria (excesso de açúcar na urina) e por meio do teste para medir a glicose no sangue em jejum.

Segundo os pesquisadores, o teste de urina falhou no diagnóstico de quatro em cada cinco homens com diabete. Sairam explicou que o exame de urina tem uma sensibilidade de apenas 20%, portanto pouco confiável para detectar diabete.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;