Internacional Titulo
Problema basco e ETA dominam eleiçoes na Espanha
Do Diário do Grande ABC
25/02/2000 | 12:27
Compartilhar notícia


A campanha para as eleiçoes gerais do próximo dia 12 de março começou esta sexta-feira marcada pelo problema basco e a volta dos atentados da organizaçao separatista basca ETA, que já cometeu três assassinatos em menos de um mês, depois de um ano de trégua.

Os dois grandes partidos em disputa, o centro-direitista Partido Popular (PP), do chefe de Governo José María Aznar, e o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), do líder da oposiçao, Joaquín Almunia, se uniram em sua condenaçao ao terrorismo e seu pedido aos nacionalistas bascos moderados para que rompam suas relaçoes com os partidos mais próximos à ETA.

Em seu primeiro pronunciamento eleitoral, na noite desta quinta-feira, em Oviedo (Noroeste), Aznar expressou sua solidariedade com seus adversários do PSOE, ao qual pertencia o dirigente político assassinado na terça-feira passada no País Basco (norte) pela explosao de um carro-bomba, classificando-os de ``companheiros nas fileiras dos democratas que lutam contra o terror'.

Joaquín Almunia, por sua parte, abriu sua campanha eleitoral em Madri, fazendo um pedido a todos os espanhóis para que participem das eleiçoes para fazer frente aos ``inimigos da liberdade'. ``A derrota mais amarga da ETA será uma grande participaçao eleitoral', afirmou Almunia.

Com isso, o líder socialista fez uma referência direta à convocaçao de abstençao lançado pelo movimento ligado à ETA e, principalmente, a coalizao separatista Euskal Herritarrok (EH), liderada por Herri Batasuna (HB), o braço político da organizaçao separatista armada.

Os dois líderes - que, segundo as pesquisas, têm uma diferença de 4% favoráveis a Aznar - concordaram em protestar com firmeza contra o radicalismo basco e em pedir ao Partido Nacionalista Basco (PNB) que rompa todos seus laços com EH e HB.

Aznar, que nesta sexta comemora 47 anos, pediu ao PNV a ``assumir suas responsabilidades' e, em nome de suas ``obrigaçoes morais fundamentais', pediu que ``rompa om HB' o pacto de Lizarra, de setembro de 1998, firmado para lutar pela pacificaçao no País Basco. O acordo foi seguido dias mais tarde pelo anúncio de trégua por parte da ETA.

Cerca de 40 milhoes de espanhóis devem comparecer às urnas para eleger por quatro anos 350 deputados, que, por sua vez, vao eleger o presidente do Governo. Em 1996, o PP obteve 38,79% dos votos (156 deputados) e o PSOE 37,63% (141 deputados). Segundo as pesquisas mais recentes, PP tem atualmente uma vantagem de 3,5 e 4 pontos sobre os socialistas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;