Economia Titulo
Emprego industrial cai em Diadema
Daniel Trielli
Do Diário do Grande ABC
17/01/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


O nível de emprego das fábricas de Diadema caiu 1,83% entre 2006 e 2007. A cidade apresentou o pior desempenho entre as 36 diretorias regionais pesquisadas pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

O que fez o emprego industrial tombar em Diadema foi o setor de produtos químicos, cujo índice despencou 25,81% no município. Segundo o diretor do Depecon (Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos) da federação, Paulo Francini, trata-se de um desempenho pontual na cidade.

"Foi um fenômeno localizado, já que o setor químico no estado não apresentou esse resultado no ano", explicou. De fato, o segmento registrou alta de 3,17% na indústria paulista em geral, o que indica que as vagas estão saindo especificamente de Diadema.

O mesmo não se pode dizer de São Bernardo, cujo nível de empregos acompanha o ritmo da indústria automotiva. Na cidade, o índice subiu 6,16%, muito perto do desempenho do setor das montadoras, 6,45%.

Aliás, no Grande ABC, Diadema foi a única cidade a ter desempenho negativo. Na área da diretoria regional de Santo André (que inclui Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra), o emprego industrial cresceu 3,88%. Já em São Caetano, a alta foi de 3,21%.

O desempenho negativo de Diadema é ressaltado pelo fato de apenas três municípios tiveram queda no índice de emprego industrial. As outras foram Botucatu (-0,31%) e a cidade de São Paulo (-0,04%).

Mensal - A comparação de dezembro com novembro, como é normal, a variação do nível de emprego industrial foi bem mais fraco. Em um mês em que a produção das fábricas diminui e alguns setores - como as usinas de cana-de-açúcar - o trabalho pára completamente, muitas vagas são cortadas. "A alteração que ocorre todo ano entre novembro e dezembro ocorreu novamente neste ano", contou Francini.

No Grande ABC, isso é demonstrado pela desaceleração no aumento de vagas. São Bernardo, que, como na comparação de 2007 com 2006, teve o melhor desempenho, o crescimento foi de apenas 0,58%. Na região de Santo André, a variação foi de 0,21%. E, nesse quesito, os resultados negativos não se limitaram a uma cidade só. Em São Caetano a diminuição do nível de emprego chegou a 0,55%, e em Diadema, 1,05%.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;