Economia Titulo
Light pagará prejuízo a comerciantes
20/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Os constantes apagões no Rio de Janeiro levaram o setor comercial da cidade a solicitar à Light - distribuidora que atende a capital e parte do interior e Baixada Fluminense - a criação de mecanismo automático de ressarcimento. De acordo com a Fecomercio-RJ (Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro), pesquisa mostrou que 100 mil, dos cerca de 400 mil estabelecimentos comerciais do Rio, tiveram prejuízo com cortes de luz entre novembro e dezembro do ano passado, com perda estimada em R$ 10 mil por loja.

O coordenador de relações institucionais da Fecomercio-RJ, Marcos Neves, explica que a ideia é que o comerciante não precise mais entrar na Justiça em caso de problemas ocasionados por cortes inesperados de energia. "Nossa intenção é criar sistema para tentar mensurar o que deixou de ganhar um cabeleireiro, um florista, devido ao corte de energia", explicou.

Segundo o superintendente de relações institucionais e ouvidoria da Light, Eduardo Luiz Pinto Camilo, atualmente a empresa conta com dois tipos de ressarcimento: uma indenização regulada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para perdas sofridas por consumidores e a compensação por equipamentos ou materiais perdidos devido à falta de luz.

"Na prática, o que queremos é criar novo canal de comunicação com o cliente que sofreu com cortes de energia", resumiu Camilo. Ele informou que o grupo de estudos vai especificar as documentações necessárias para os processos de indenização. "Nós queremos discutir os ressarcimentos de uma forma administrativa, criteriosa", acrescentou.

Para o diretor da Fecomercio-RJ, as perdas com apagão de luz no início deste ano causaram prejuízos cujo valor deve ficar bem próximo ao verificado no fim do ano. Ele espera que o novo sistema possa estar disponível para os comerciantes do Rio a partir de abril. "Como saber qual será o patamar desta indenização? É a metodologia para calcular isso que o grupo de estudos vai criar."

Ontem a Fecomercio-RJ promoveu encontro com a Light e representantes de 12 ramos de comércio e serviços do Rio. Durante o encontro, a concessionária se comprometeu a apresentar o plano de investimentos para este ano às entidades de comércio e serviços. O projeto ainda está em estudo pela companhia, e não foi anunciado. Em 2009, somente no sistema elétrico, a empresa investiu R$ 388 milhões, de acordo com Camilo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;