Economia Titulo
Funcionários são mais produtivos em casa
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
18/04/2011 | 07:50
Compartilhar notícia


Profissionais que trabalham em suas casas podem apresentar resultados mais satisfatórios às empresas. É o que aponta a pesquisa realizada pela Citrix, empresa que desenvolve soluções em TI (Tecnologia da Informação).

De acordo com o levantamento, 77% dos entrevistados revelaram se sentir mais produtivos trabalhando fora do escritório; 21% das pessoas produzem com mesmo ritmo, tanto em casa como na empresa, e apenas 2% acreditam que em suas residências a execução de trabalho seja menor.

O gerente de desenvolvimento de novos negócios da Citrix Brasil, Luiz Szente, diz que é tendência de mercado as empresas investirem, cada vez mais, nessa nova estrutura - também chamado de trabalho remoto. "Hoje as pessoas perdem muito tempo no trânsito, enquanto que poderiam estar realizando as tarefas diárias", exemplifica.

Essa rotina, quando feita todos os dias, por anos, eleva o grau de estresse da pessoa. "Quando chega ao trabalho já está cansada. No entanto, para ficar em casa é preciso ter disciplina, caso contrário, ao invés de produzir, o colaborador não realiza em êxito suas atividades", completa.

Nesses casos, a companhia aluga pequenos escritórios, onde os colaboradores podem se encontrar de uma a duas vezes por semana, para realizarem reuniões presenciais.

O executivo acredita que permitir ao colaborador trabalhar de casa gera economia, já que não há um espaço físico que necessita de infraestrutura com energia elétrica, luz e móveis. "Sem essas despesas é possível oferecer aos funcionários um bom laptop e um celular, por exemplo", sugere Szente.

VIRTUALIZAÇÃO - Para que os funcionários não saiam de casa para trabalhar é preciso que a empresa invista em um bom sistema tecnológico, conhecido como virtualização de desktop.

"Essa ferramenta oferece flexibilidade e mobilidade aos colaboradores, permitindo-os acessar seus arquivos corporativos personalizados de qualquer lugar. Além de gerar economia em infraestrutura, o sistema ainda auxilia os colaboradores no equilíbrio de tempo pessoal e corporativo", enfatiza Enrique Pla, vice-presidente da Citrix para a América Latina e Caribe.

O levantamento realizado pela empresa de TI sinaliza que percentual crescente de tarefas do dia a dia é feita on-line. Entre os entrevistados, 57% afirmaram realizar suas atividades bancárias, compras, reservas em restaurantes, suporte técnico, entre outros compromissos por meio da internet.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;