Turismo Titulo
Faces do Canadá
Especial para o Diário*
11/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Polícia montada, xarope de sirup, ursos-polares e grandes montanhas cobertas de neve. Com certeza são estas as primeiras imagens que nos vêm à mente quando falamos sobre o Canadá, este gigantesco país da América do Norte.

Não é para menos, pois está longe de nós não só geograficamente, mas também bloqueado pela sombra da cultura norte-americana, que tanto encanta os brasileiros. Apesar disso, o Canadá tem se tornado cada vez mais um destino importante para os sul-americanos, seja para aqueles que desejam aprender inglês através dos cursos de intercâmbio, seja para o turista que descobriu nessa nação um cenário rico em paisagens naturais e misturas culturais.

Segundo os últimos dados, o Canadá tem hoje cerca de 33 milhões de habitantes ocupando área de aproximadamente 10 milhões de quilômetros quadrados (é o segundo maior país em extensão), o que nos dá uma densidade populacional de apenas três habitantes por quilômetro quadrado. Ainda é um país inóspito, com grandes áreas despovoadas e muita vida selvagem.

O Canadá possui quase 9% da água doce do planeta e a sua costa, a maior do mundo, estende-se por mais de 244 mil quilômetros. Porém, não confunda inóspito com atrasado. O canadense tem alto nível cultural e dispõe de riqueza natural incalculável. Sua economia está entre as maiores do mundo e a população cresce em torno de 1,3% ao ano.

A parte Sul do país é a mais habitada, e abriga os destinos turísticos mais visitados, dentre os quais Victoria, as montanhas rochosas, Toronto, Ottawa, Montreal e Quebec.Nesta edição, vamos falar de Vancouver.

A multicultural Vancouver

Situada no extremo Oeste canadense, Vancouver é uma das cidades mais conhecidas do país. Com seus 600 mil habitantes, também é bom exemplo da pluralidade cultural que compõe o Canadá.

O povo é originário de diversas partes do mundo, especialmente do Leste Europeu e do Oriente. Neste caldeirão cultural, sem dúvida os chineses são maioria. A cidade tem a segunda maior colônia chinesa do país e passear pelo bairro de Chinatown é como viajar para o outro lado do planeta, talvez para Shangai.

Vancouver foi fundada em 1886 por homens que buscavam a excelente madeira da região. O antigo centro, conhecido como Gastown, foi preservado e revigorado, sendo hoje uma das áreas mais visitadas da cidade. Um impressionante relógio movido a vapor, em pleno funcionamento, é o grande marco da região.

Vancouver é considerada por muitos uma das melhores do mundo para se viver. E a predileção não vem por acaso. Uma série de fatores contribui para que milhares de pessoas vivam felizes neste pedaço de terra. Creio que o primeiro fator seja clima e geografia. Localizada às margens do Oceano Pacífico, a cidade é protegida dos ventos e das ondas por várias ilhas e canais. A proximidade do mar, assim como de grandes montanhas, torna o clima bem mais ameno do que no resto do país.

Devido ao planejamento e aos recursos naturais disponíveis, Vancouver consegue equilibrar, com muito sucesso, os confortos da vida urbana e o contato direto com a natureza. Possui inúmeros parques, sendo que o maior e mais impressionante deles é o Stanley Park, uma península verde ao lado do centro da cidade. Isso quer dizer que, ao terminar seu dia de serviço, o cidadão pode optar por voltar para casa ou praticar uma série de esportes ao ar livre, a poucos minutos do escritório.

No Stanley Park e nos seus arredores, é possível caminhar, pedalar, remar, velejar e até esquiar. Isso mesmo! Apesar de estar ao nível do mar, Vancouver possui três estações de esqui. A mais próxima delas, Grouse Mountain, está a apenas 20 minutos do centro e pode ser acessada através de um bondinho. Lá em cima, existe uma boa estrutura turística e reservas de vida selvagem. Durante o verão não é difícil observar ursos passeando pelas imediações.

TURISMO - Vancouver está bem preparada para o turismo, com bons hotéis e uma infinidade de restaurantes, muitos deles com comidas típicas de várias partes do mundo. As opções de passeio são quase inumeráveis.

Além do Stanley Park e de Grouse Mountain, um bom destino é Capilano Bridge. Essa reserva privada de fauna e flora preserva antigos exemplares de ciprestes, alguns com dezenas de metros de altura. O Rio Capilano corta a floresta formando profundo cânion que pode ser atravessado por uma ponte suspensa construída há mais de 100 anos.

Outro passeio interessante é Granville, ao Sul do centro (Downtown). Essa ilha artificial, que já foi parque industrial, teve seus armazéns convertidos em grande mercado de frutas e artesanato, com muitos restaurantes e bares.

Além disso, Vancouver possui um moderno aquário no Stanley Park, zoológico, teatros, museus e um cinema Imax. Um grande passeio é decolar a bordo de um hidroavião desde a baia e sobrevoar toda a cidade. O meio de transporte é comum na região, muito usado para viagens às comunidades mais isoladas.

* Por Peter Goldschmidt




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;