Turismo Titulo
Aruba no embalo da salsa
Daniel Trielli
Especial para o Diário
01/09/2005 | 10:48
Compartilhar notícia


Mar azul, praias com areia branca, clima quente e festa o tempo todo. Aruba, no Caribe, a apenas 40 km da costa venezuelana, é o que mais se aproxima de uma ilha paradisíaca. Tudo na ex-colônia inglesa é voltado ao conforto do turista, já que a economia depende do setor. Como se já não bastasse a mordomia, o visitante tem a seu dispor, entre os dias 12 e 18 deste mês, a primeira edição do Salsa Aruba Music Festival, especial para os fanáticos por música latina.

Durante o evento, os turistas que escolherem a ilha como destino poderão participar de festas, shows e todo tipo de diversão feito para divulgar a salsa. O ponto alto é o concurso de dança, que embora seja uma grande festa, é coisa séria, com direito a nome de competição esportiva. O World Championship Salsa Dance, organizado pela International Dance Organization (IDO), é aberto a todos os interessados, desde amadores até os craques da dança.

Mas o festival também é uma boa oportunidade para aprender a dançar. Em vários locais serão oferecidas aulas de salsa. O Wyndham Aruba Resort and Casino fará workshops com instrutores de peso como Eddie "Mr. Mambo" Torres, que trabalhou com Tito Puentes, o brasileiro Cláudio Gomez e o cubano Henry Herrera.

Entre os nomes da música latina que vão tomar os palcos, estão o porto-riquenho Roberto Valentin – o rei do baixo que fez parceria com a rainha da salsa Célia Cruz –, a banda do nativo da ilha Robert Jeand’or, Orquestra Magia Caribenha e Kinito Mendez. A música,

no entanto, não se resume ao festival. Estabelecimentos como Carlos’n Charlie’s, Mambo Jambo e Fiesta – que já são points tradicionais de Aruba – vão estar em festa, como sempre.

Pacote – A Queensberry oferece pacotes a partir de US$ 1.283 por pessoa. O valor inclui as passagens aéreas entre São Paulo e Aruba (pela Varig, em classe econômica), traslados e sete noites de hospedagem com café da manhã em apartamento duplo do Hotel La Cabana. Ingressos para os shows, workshops, aulas de dança e demais eventos do festival não estão incluídos no preço. Mais informações pelo telefone 3217-7100 ou no site www.queensberry.com.br.

Natureza – Embora a festa musical seja o grande atrativo de Aruba, a ilha também oferece ótimas opções para quem se interessa por passeios naturais. Dos 193 km² de área de Aruba, um quinto é ocupado pelo Parque Nacional de Arikok, local repleto de dunas e trilhas.

Para aliviar o calor do clima árido – onde cactos e iguanas dividem o cenário com os turistas –, o mar de águas transparentes, marca registrada das ilhas caribenhas, é um bom refúgio. É possível fazer passeios de catamarã que levam até pontos de mergulho onde podem ser vistos peixes, corais e até restos de um navio afundado. Na costa Oeste da ilha estão as praias perfeitas para o windsurfe, como a de Hadicurari, palco de competições internacionais do esporte.

Além das praias radicais, o mar de Aruba também tem opções mais tranqüilas, como as piscinas naturais. Conchi, formada entre corais, é a mais famosa delas, e também tem a Baby, com pouco mais de 40 cm de profundidade, perfeita para crianças. Os

corais formam a Ponte Natural, que não deve ser deixada de lado. Destaque ainda para as ruínas de Bushiribana, onde funcionou por dez anos uma companhia inglesa de fundição de ouro; e a caverna Fontein, que guarda as inscrições feitas pelos índios Arawak, antigos habitantes da ilha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;