Internacional Titulo
Irã descarta negociação em caso de sanções da ONU
Da AFP
08/06/2010 | 08:49
Compartilhar notícia


O Irã se negará a iniciar novas discussões sobre seu programa nuclear se sofrer sanções por parte da ONU (Organização das Nações Unidas), afirmou nesta terça-feira, em Istambul, o presidente Mahmud Ahmadinejad, advertindo que um acordo como o alcançado com a Turquia e o Brasil sobre uma troca de urânio é algo que não se repetirá.

"Já disse que a administração americana e seus aliados se equivocam se acham que podem esgrimir a ameaça de uma resolução e depois sentar à mesa para negociar conosco. Isso não vai acontecer", sentenciou durante coletiva de imprensa.

Ahmedinajed pediu às potências ocidentais que aceitem o acordo elaborado entre o Irã, a Turquia e o Brasil sobre uma troca de combustível nuclear em território turco, afirmando que se trata de uma oportunidade única. "Este acordo é uma oportunidade para o governo americano e seus aliados. Espero que a utilizem bem. As oportunidades não se repetirão", enfatizou.

O presidente iraniano se encontra em Istambul para assistir a um fórum regional de segurança na Ásia, no qual também participa, entre outros, o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, que assegurou que a comunidade internacional já praticamente chegou a um acordo sobre as novas sanções contra o Irã.

O Conselho de Segurança a ONU pretende se reunir ainda nesta terça para discutir um projeto de resolução com novas sanções contra Teerã, cujos patrocinadores, começando pelos Estados Unidos, esperam obter a aprovação esta semana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;