Automóveis Titulo
Competidor de peso
Anelisa Lopes
Do Diário do Grande ABC
29/08/2006 | 20:21
Compartilhar notícia


Imagine frear um caminhão de 6.700 quilos a uma velocidade de 150 km/h em um terreno com pedras, areia e lama. Esta, no entanto, é a missão do piloto Carlos Salvini no Rally dos Sertões.

A bordo de um Mercedes-Benz Atego 1725 com tração integral 4x4, Salvini, o navegador Guido Salvini Neto, filho do piloto, e o mecânico Fernando Chwaigert foram campeões do Rally dos Sertões 2006 na categoria entre 4.800 e 8.500 quilos. A equipe trabalhou em conjunto com a Mercedes-Benz para preparar o veículo.

Para enfrentar os 3.800 quilômetros do rali, com trechos de pedra, lama, areia e rios, o caminhão passou por algumas modificações.

A principal foi no conjunto da suspensão, que recebeu reforço nas molas e amortecedores. O motor 8.0 foi recalibrado para gerar mais potência e torque (não divulgados) para que o caminhão pudesse chegar aos 150 km/h, velocidade máxima permitida na prova. Além disso, a relação do eixo traseiro é alongada, o que faz com que a peça gire mais vezes para ganhar velocidade maior.

“O caminhão de rali tem mais estabilidade que um carro em razão da sua largura e do peso, mas para frear e desviar de árvores é bem mais complicado ”, explica Salvini, que começou a correr de carro na década de 70 e já foi campeão da prova em 2003.

Os esforços, porém, não param por aí. Para trocar um pneu, por exemplo, Salvini e a equipe fazem um treinamento. “Antes levávamos uma hora. Agora a troca dura entre 12 e 15 minutos”.

Durante o rali, de acordo com Eustáquio Sirolli, gerente de Marketing de caminhões da Mercedes, o veículo recebeu manutenção diária. “O mecânico acompanhou o piloto e o navegador em razão do esforço que é preciso para trocar as peças”, conta.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;