Turismo Titulo
Antes de viajar, navegue pelos sites de turismo
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
05/02/2003 | 20:34
Compartilhar notícia


Antes de eleger um roteiro para as férias, uma viagem pela Internet pode ser bastante proveitosa, não só para conferir condições meteorológicas e instalações de hotéis, como também para checar as opções de pontos turísticos e até mesmo definir o próprio local de destino. A quantidade de endereços virtuais que podem ser úteis ao turista é infinita, e tende a crescer ainda mais nesta alta temporada, com a criação de novos sites dispostos a oferecer ao internauta a oportunidade de dar a volta ao mundo por meio de um simples clique no mouse.

Dois Estados brasileiros lançaram portais, neste fim de ano, voltados exclusivamente a turistas. Sergipe lançou o www.viajesergipe.com.br, que traz dados históricos, informações sobre folclore e culinária, fotos e dicas de lazer, além de opções de hotéis e imóveis para a temporada. A proposta é semelhante à do site www.qlitoral.com.br, que reúne informações de 28 municípios da orla catarinense, bem como fotos e curiosidades de mais de 330 praias. Sugestões de hospedagem, restaurantes, points de agito e locais para aluguel de carro também estão entre os serviços disponíveis no endereço, que ainda conta com mapas rodoviários, tabela de distâncias, indicações de picos de surfe e previsão do tempo atualizada diariamente.

O turista que pretende permanecer no próprio Estado de São Paulo, por sua vez, conta com dois endereços de grande utilidade. Um deles é o site www.cidadedesaopaulo.com, portal oficial da capital paulista lançado em dezembro pela Anhembi Turismo e Eventos. Disponível em três idiomas, a página oferece a programação cultural, agenda de negócios, textos sobre a história da cidade, calendário de eventos e uma ferramenta de busca para localizar estabelecimentos paulistanos que permitam que o turista coma, compre, durma e visite os pontos de lazer com qualidade.

O outro endereço é o www.guialitoralsp.com.br, que traz notícias das principais cidades do litoral norte de São Paulo, como Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Bertioga, além de shows e eventos esportivos programados para o verão na região.

Caso a preferência sejam os destinos ecológicos ou de aventura, a novidade fica por conta da recente parceria operacional e de conteúdo entre o Webventure – portal especializado em roteiros para mochileiros – e a Backpacking Brazil, pertencente à corporação Flytour, para viabilizar a comercialização de 44 pacotes da operadora no site www.destinoaventura.com.br.

Já se a escolha forem os destinos internacionais, uma boa sugestão é o sistema de reservas do site www.checkmytrip.com. Para acessá-lo, basta digitar a senha da passagem (adquirida via sistema Amadeus) e desfrutar de um enorme banco de dados do turismo mundial, com dados sobre as condições de tempo, as roupas mais apropriadas para levar, distâncias entre hotel e aeroporto e cotação da moeda local, entre outros. Além disso, na seção Online Itinerary pode-se acessar desde mapas de cada localidade do itinerário da viagem até informações sobre aeroportos e restaurantes.

E para os profissionais do segmento de turismo, uma das novidades na Web é o portal www.girus.com.br. Com dez seções e 38 subseções, a página oferece desde entrevistas exclusivas até sugestões de pesquisa na legislação e no código de ética do setor, passando por relatos de internautas, cálculos de cotação de moedas e notícias do mercado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;