Internacional Titulo
Israel nao libertará prisioneiros palestinos
Do Diário do Grande ABC
18/05/2000 | 14:26
Compartilhar notícia


Israel informou aos palestinos que nenhuma nova libertaçao de prisioneiros está atualmente sendo levada em consideraçao, indicou nesta quinta-feira a rádio estatal israelense.

Segundo a fonte, oficiais israelenses indicaram a seus interlocutores da Autoridade Palestina que nao podem satisfazer seus pedidos porque isso obrigaria Israel a redefinir os critérios que proíbem o Estado hebreu de libertar detentos que ``têm sangue nas maos'.

Os palestinos anunciaram, nesta quinta-feira, a suspensao das discussoes com Israel sobre a aplicaçao dos acordos provisórios até que recebam uma resposta a seu pedido para que seja libertado um novo grupo de prisioneiros.

``Nao haverá encontros enquanto nao recebermos uma resposta para o assunto dos prisioneiros. Esperamos a resposta (dos israelenses)', declarou Saeb Erakat, que dirige a delegaçao palestina nas negociaçoes sobre a retirada militar israelense da Cisjordânia e os prisioneiros.

Os negociadores israelenses e palestinos encarregados da aplicaçao dos acordos provisórios que prevêem a libertaçao de prisioneiros e a retirada israelense da Cisjordânia devem se encontrar nesta quinta-feira para discutir o projeto israelense para transferir totalmente três cidades árabes próxima a Jerusalém para a Autoridade Palestina.

No entanto, espera-se que prossiga nesta quinta-feira, em Estocolmo (Suécia), outro canal de negociaçoes, cujo objetivo é chegar a um acordo até 13 de setembro sobre o estatuto final dos territórios palestinos.

O último encontro para negociaçoes entre israelenses e palestinos sobre os 1.600 detidos palestinos nas prisoes israelenses concluiu no domingo com uma crise, segundo Erakat.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;