Política Titulo
PT condena briga entre ACM e Temer
Do Diário do Grande ABC
15/06/1999 | 15:29
Compartilhar notícia


A liderança do PT na Câmara dos Deputados divulgou uma nota nesta terça-feira criticando a troca de insultos entre os presidentes do Senado e da Câmara. Ao divulgar a nota, o líder do PT na Câmara, José Genoíno, afirmou que "o bate-boca está beirando a quebra do decoro parlamentar". A nota afirma que o episódio "desqualifica e rebaixa um debate que podia ser tratado no mais alto nível", que é o da reforma do Judiciário. O partido se solidariza, na nota, com a instituiçao Câmara dos Deputados e com a instituiçao Presidência da Câmara, mas afirma que "a degradaçao" da imagem da Casa tem origem na "continuada omissao de uma maioria que abdicou do dever constitucional de fiscalizar e controlar o Executivo, na subserviência de uma direçao que sistematicamente se deixa pautar pelo Executivo e que agora assiste a uma tentativa de humilhaçao promovida pelo presidente do Senado".

A bancada do PT apela ainda, no texto, aos partidos e à direçao da Câmara para que nao haja recesso parlamentar, em julho, e que o Congresso seja autoconvocado para discutir naquele mês a criaçao de uma CPI sobre a privatizaçao do Sistema Telebrás, para discutir e votar as reformas tributária e do Judiciário e a aprovar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) "sem atropelos e sem a consagraçao da subserviência do Brasil às ordens do FMI". Ao distribuir a nota, Genoíno afirmou que o presidente do Senado tem direito a opinar sobre qualquer assunto. (A briga com o deputado Michel Temer começou depois que o senador Antonio Carlos Magalhaes criticou suposta interferência do presidente da Câmara no texto da proposta de reforma do Judiciário).

Genoíno ressalvou que "a conduçao" das matérias que tramitam na Câmara deve ser feita pelo presidente da Câmara. O deputado petista disse desconfiar de que por trás da discussao entre Magalhaes e Temer há algo mais do que a reforma do Judiciário, pois o confronto está "muito pesado".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;