Economia Titulo
Tóquio fecha com baixa mas euro volta a subir
Das Agências
20/12/2000 | 10:55
Compartilhar notícia


A bolsa de Tóquio encerrou sua sessao desta quarta-feira no nível mais baixo dos últimos 22 meses, retrocedendo 1,5% após a manutençao por parte do Banco Central americano de suas taxas no nível atual, decisao que desanimou o mercado americano.

O índice de referência Nikkei-225 perdeu 217,94 pontos, a 13.914,43. Esta cifra foi a mais baixa desde nove de fevereiro de 1999, quando foi cotado a 13. 902,66 pontos.

'Os Estados Unidos se dirigem a um relaxamento do crédito, enquanto a zona do euro se orienta para taxas de juros mais altas' devido à inflaçao, explicou o analista do Fuji Bank, Hideyuki Tsukamoto. 'O euro está relativamente forte em relaçao ao dólar', acrescentou.

As 6h de Brasília, o euro foi negociado a US$ 0,8955, uma clara alta em relaçao aos 0,8950 do fechamento em Nova York.

O dólar foi negociado em alta em relaçao ao iene, devido ao medo crescente de que a recuperaçao econômica japonesa se inverta devido à queda nas exportaçoes e à fraca atividade industrial. A moeda americana foi negociada a 112,85 ienes às 6h de Brasília, em comparaçao com os 112,43 ienes no fechamento do dia anterior em Nova York.

'O euro continuou subindo desde terça-feira, depois que os investidores reagiram diante das quedas em Wall Street e ao anúncio do Banco Central', disse Kiyoshi Kuzuhara, corretor do Bank of Tokyo-Mitsubishi.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;