Política Titulo
Grande ABC prefere o PT
Raphael Di Cunto
Especial para o Diário
10/10/2010 | 07:13
Compartilhar notícia


Se nas eleições majoritárias o Grande ABC esteve dividido entre PSDB e PT, na hora de votar nos candidatos a deputados estaduais e federais o Partido dos Trabalhadores foi a legenda mais escolhida - 39% dos eleitores optaram pela sigla para as eleições parlamentares.

Ou seja: quatro em cada dez eleitores que adotaram o voto direto em alguma legenda escolheu o partido que atualmente comanda o governo federal e que teve como berço São Bernardo na década de 1980.

Foram 98 mil votos para deputado estadual e 78 mil para federal direcionados para a sigla. O voto em legenda vai direto para o partido e não é contado para nenhum candidato. Porém, serve para aumentar a bancada no Legislativo, calculada com base no número de votos da coligação.

Segundo o cientista político Marco Antônio Carvalho Teixeira, o fato de o voto em legenda acompanhar as eleições majoritárias, com os candidatos do PT (Dilma Rousseff), PSDB (José Serra) e PV (Marina Silva) dividindo os sufrágios nesta mesma ordem, reflete o destaque dado às campanhas para o Executivo.

"Se existe um candidato majoritário forte, ele atrai votos para a legenda", afirmou Teixeira. Há três motivos para os eleitores escolherem diretamente a sigla: a dificuldade em decidir por um candidato específico, o voto ideológico e o interesse em fortalecer o político preferido.

"Na verdade, a maioria das pessoas acaba votando na legenda porque é mais fácil. Já escolheu o candidato na disputa majoritária e acaba optando pelo partido dele por tabela", analisou.

Isso explicaria, por exemplo, o fato de PSDB e PV terem ficado em segundo e terceiro na lista de legendas mais escolhidas pelos eleitores da região. Outros partidos, como PP, Psol e PCdoB, aparecerem em seguida, com menos de 3% dos votos.

REDUTOS
Diferentemente do que ocorreu nas eleições para o governo de São Paulo, quando Geraldo Alckmin (PSDB) venceu em Santo André, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Caetano, nas eleições proporcionais o partido só manteve a liderença na irmã rica da região.

São Caetano foi também a única cidade que deu vitória para o tucano José Serra no primeiro turno da corrida presidencial e continua como reduto do PSDB. Na cidade, única do Grande ABC que nunca elegeu prefeito petista, o PT perdeu, inclusive, para o PV no número de votos em legenda.

Na outra ponta, Diadema, comandada pelo PT há dez anos e a primeira cidade do País a eleger prefeito petista, é o município onde o partido encontrou maior aprovação: recebeu 49% de todos votos em legenda da região para deputado estadual e 45% dos sufrágios para federal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;