Economia Titulo
Fórum na região estimula prática do cooperativismo
Niceia de Freitas
Do Diário do Grande ABC
17/11/2004 | 10:58
Compartilhar notícia


A Diretoria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Caetano realiza nesta quinta-feira o 1º Fórum de Cooperativismo de São Caetano, no auditório do Imes (Universidade Municipal de São Caetano). O objetivo do evento é divulgar e incentivar a atividade na região. O ex-ministro do Trabalho e Emprego, Walter Barelli; o deputado estadual, Arnaldo Jardim, e o presidente da Coop Cooperativa de Consumo, Antonio José Monte, estão entre os palestrantes.

Como o cooperativismo é uma prática pouco disseminada no país, a idéia também é despertar o interesse de empresas da região sobre os diversos serviços desenvolvidos nas cooperativas e, assim, mostrar que é possível tê-las como fornecedoras e com algumas vantagens, principalmente menores custos. “Além disso, o cooperativismo é importante ferramenta de desenvolvimento econômico sustentável”, afirma o diretor de Desenvolvimento Econômico de São Caetano, Jerson Ourives.

O diretor lembra que cooperativas podem substituir empresas tradicionais em diversos setores. Segundo ele, há na cidade cerca de dez cooperativas, a maioria da área de serviços. Duas delas, a Coopersite e a Instalcoop, apóiam o evento. “As atividades cooperativistas tornam-se cada vez mais viáveis para o empresariado, como prova o crescimento nos últimos anos. Produtos e serviços de cooperativas são baratos e têm credibilidade, já que a atividade é regulamentada por lei”, analisa.

O presidente da Coopersite (cooperativa da área de informática e telecomunicações), Francisco Sergio Bonelli, afirma que o evento servirá também para informar interessados em constituir cooperativas e ajudar as que já atuam no mercado a crescer. No Brasil, a atividade representa 6% do PIB (Produto Interno Bruto) e, no ano passado, as exportações do segmento alcançaram US$ 1,09 bilhão.

Dados da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) apontam que o Brasil tinha até dezembro de 2003 cerca de 5,7 milhões de cooperados e 7,3 mil cooperativas, que empregam 182 mil pessoas.

O fórum é gratuito, destinado a empresários e representantes de cooperativas do Grande ABC e será realizado por meio de parceria entre Prefeitura, Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Federação de Negócios das Cooperativas do Estado de São Paulo, com o apoio do Imes e da Caixa Econômica Federal.

1º Fórum de Cooperativismo de São Caetano do Sul – Quinta, das 9h às 12h30. Local: auditório do Campus 2 do Imes, à Rua Santo Antônio, 50, Centro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;