Internacional Titulo
Condição da mulher afegã segue ruim após guerra, diz ONG
Do Diário OnLine
17/12/2002 | 15:33
Compartilhar notícia


A organização não governamental norte-americana Human Rights Watch (Defensores dos Direitos Humanos) denunciou nesta terça-feira que a condição da mulher afegã continuou praticamente a mesma e, até mesmo, piorou no Oeste do país, depois da guerra do ano passado.

Segundo um relatório, o comandante militar do Taleban Ismail Khan, que ajudou os Estados Unidos a acabarem com o poder da Al Qaeda no país, agora obriga as mulheres a passarem por teste de castidade, como um dos exemplos de violação que realiza.

“Muita gente fora do país acha que as mulheres e meninas afegãs tiveram seus direitos restaurados. Não é bem verdade. Elas ainda sofrem abusos, assédio e ameaças em todo o Afeganistão, freqüentemente por parte de soldados e autoridades”, diz o comunicado.

O grupo de direitos humanos admite, no entanto, que algumas mulheres conseguiram trabalhar e ir para a escola. Entretanto, a entidade adverte que os avanços foram poucos.

A Human Rights Watch sugeriu ao governo afegão, que é apoiado pelos Estados Unidos e por outros países ocidentais, que aja contra Khan.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;