Política Titulo
Lessa diz não ter encontrado indícios de corrupção no BNDES
Da Agência Brasil
17/05/2005 | 18:40
Compartilhar notícia


O ex-presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Carlos Lessa, afirmou nesta terça-feira que jamais disse ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o banco estava em processo de falência. "Por um motivo muito simples: os recursos do BNDES são do Tesouro Nacional. E, se eu falasse isso, estaria falando uma besteira." Lessa participou de audiência na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara.

Lessa disse ainda que, durante os 23 meses em que ocupou a presidência do banco, não recebeu pressão do presidente ou de qualquer ministro, como também não constatou indícios de corrupção em gestões anteriores. Segundo ele, se houvesse encontrado suspeitas, teria encaminhado denúncia à Procuradoria Geral da República e à CGU (Corregedoria Geral da União).

Ao discursar em Jaguaré (ES) no dia 24 de fevereiro, o presidente Lula contou ter orientado, no início do governo, um "alto companheiro" a não relatar publicamente "processos de corrupção" que ele encontrara na instituição cuja direção acabara de assumir.

Carlos Lessa admitiu, no entanto, que teve "querelas" com o ministro de Desenvolvimento Indústria e Comércio, Luiz Fernando Furlan, no período em que ocupou a presidência do banco. Lessa disse que o ministro queria que o BNDES estivesse subordinado a sua pasta, quando, segundo ele, o banco é apenas supervisionado pelo ministério. "Jamais fui subordinado ao ministro Furlan. Ele, como veio da iniciativa privada e é dono de uma empresa, queria que eu fosse subordinado".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;