Internacional Titulo
Bélgica: setecentas pessoas se casam em protesto contra o racismo
Da AFP
21/03/2007 | 18:23
Compartilhar notícia


O primeiro representante comunal negro da região de Flandes, norte de Bélgica, Wouter Van Bellingen, celebrou nesta quarta-feira 700 casamentos simbólicos em sua cidade, São Nicolau, onde três casais recentemente se negaram a ter sua cerimônia matrimonial realizada por ele em função da cor de sua pele.

Van Bellingen, de 34 anos, é de origem ruandesa e foi adotado por pais belgas. Ele é adjunto do prefeito de São Nicolau e encarregado do Registro Civil desde dezembro e se dirigiu a todos os casais, homossexuais e heterossexuais, brancos ou mestiços, reunidos na Grande Praça, declarando-os "unidos pelos vínculos do matrimônio".

O caso atraiu a atenção da imprensa e manifestações de solidariedade principalmente nesta quarta-feira, que é o Dia Internacional Contra o Racismo.

"Na vida é preciso falar, é muito importante. Senão, as coisas ficam difíceis", declarou o funcionário público, aludindo à situação que viveu em fevereiro, quando três casais de São Nicolau se negaram a casar em cerimônia conduzida por um negro.

Wouter Van Bellingen, eleito por um partido de esquerda, acabou se convertendo no símbolo das dificuldades que os belgas de origem estrangeira vivem para se integrar em Flandes, onde mais de 20% dos eleitores votaram no partido de extrema-direita Vlaams Belang nas últimas eleições municipais.

Falando à imprensa, no entanto, Van Bellingen insistiu no fato que, apesar de tudo, "a maioria do povo flamenco não é racista".

A festa simbólica organizada na Grande Praça de São Nicolau é um "sinal de que Flandes pode viver em uma sociedade tolerante", acrescentou o adjunto do prefeito, que nesse período recebeu mais de duas mil cartas de apoio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;