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SUVs põem know-how em ralis à prova
Anderson Amaral
Do Diário do Grande ABC
18/03/2003 | 18:16
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Um é vice-campeão do rali Paris-Dakar. O outro venceu o rali Internacional dos Sertões. Em comum, trazem tecnologia made in Japan, preços nas alturas e muita disposição para enfrentar a lama. Para disputar o restrito mercado brasileiro de utilitários esportivos, Mitsubishi Pajero Full e Subaru Forester chegam às revendas renovados.

Bem-sucedido em todos os mercados onde é vendido, o Pajero Full traz, na versão 2003, o know-how acumulado durante os 21 anos de sua existência. O SUV traz duas opções de carroceria – com duas e quatro portas, esta última 51,5 cm maior – e duas de motorização – V6 3.5 24V a gasolina (202 cv) e 3.2 16V a diesel (165 cv). O câmbio automático, de cinco velocidades, permite a troca manual seqüencial das marchas. Os preços do SUV variam entre R$ 156.990 e R$ 173.990.

O Forester, por sua vez, traz no porta-malas os títulos de carro do ano na Austrália e no Japão. Lançado em 1997 e reestilizado no ano passado, pode ser definido como um crossover pois, tal como o Audi Allroad, alia a versatilidade dos utilitários ao conforto dos carros de passeio. Sob o capô, pulsa um propulsor 2.0 de quatro cilindros opostos horizontalmente – como o do Fusca, só que refrigerado à água – com turbo e intercooler, capaz de gerar 177 cv de potência. Dotado de tração integral All Whell Drive e transmissão automática, o Forester custa R$ 130 mil.

No Pajero Full, as alterações foram discretas. Externamente, o SUV difere-se da linha anterior graças à nova grade dianteira cromada e aos pára-choques com desenho renovado. A moldura inferior das portas também é nova, assim como o bloco ótico dianteiro, que recebeu acabamento cromado. No interior, a mudança ficou por conta do painel de instrumentos, cujo revestimento recebeu maior quantidade de madeira e cores mais suaves.

Mais expressiva foi a renovação estética promovida no Forester, assinada pelo chefe de desenvolvimento da Subaru japonesa, Andreas Zapatinas. Assim como o desenho antigo, o novo deixa a desejar, mas, pelo menos, ficou mais atual. As linhas arredondadas seguem a tendência internacional de estilo. Os faróis, que eram retangulares, agora são trapezoidais. O utilitário também ficou mais leve, graças à aplicação de alumínio no capô e na suspensão.

Mas o que chama a atenção no Forester – e, por extensão, em toda a linha Subaru – não é o design mas, sim, a concepção mecânica do SUV. Disposto no centro do cofre, o motor do tipo Boxer possibilita uma distribuição simétrica de massa em relação à linha mediana longitudinal do veículo. Em outras palavras: se o Forester fosse cortado ao meio, as duas partes teriam o mesmo peso. Tal característica confere maior durabilidade aos componentes – prova disso são os cinco anos de garantia oferecidos pela importadora.

Sofisticação – Pajero Full e Forester trazem bons pacotes de segurança. Ambos são equipados com freios ABS (antitravamento) e EBD (distribuição do esforço de frenagem), e air bags para motorista e passageiro – o Forester também é dotado de bolsas de ar laterais.




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