Cultura & Lazer Titulo
Canadenses criam programa imbatível no jogo de damas
Do Diário OnLine
23/07/2007 | 10:04
Compartilhar notícia


Após 18 anos de trabalho, um grupo de cientistas da Universidade de Alberta, do Canadá, conseguiu programar as 500 quatrilhões de combinações possíveis de um jogo de damas para criar um sistema computadorizado impossível de ser vencido. O estudo sobre o caso foi publicado na revista ‘Science’ de julho.

Por melhor que seja o jogador, será impossível vencer o ‘Chinook’, nome dado ao jogo criado pela equipe de especialistas liderada por Jonathan Schaeffer.

"Acho que nós elevamos o nível de dificuldade em vários sobre o que era possível fazer em matéria de tecnologia informática e de inteligência artificial", declarou.

Schaeffer, que também é um apreciador do jogo de damas, disse que criou o Chinook para explorar as capacidades atuais de tratamento e de memória dos computadores, mas também para determinar a melhor forma de incorporar os princípios da inteligência artificial.

Ele recorreu à experiência dos melhores jogadores mundiais de damas para elaborar esse programa.

Desde 1989, foram utilizados cerca de 50 computadores por dia na pesquisa. Nos momentos de máxima atividade, porém, mais de 200 máquinas funcionavam a pleno vapor, acrescentou o cientista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;