Em uma disputa acirrada em que o Nissan Sentra S se mostrou um grande adversário e o Renault Mégane Sedan Dynamique um concorrente de respeito, o Honda Civic LXS confirmou a sua superioridade.
Mas para vencer este duelo, o carro que vendeu mais de 47.757 unidades em 2007 precisou utilizar suas melhores armas. E a principal delas, sem dúvida, está em seu design interno e externo.
Com linhas arrojadas (principalmente no que tange à grade frontal e aos faróis), menor em comprimento e altura, o Civic tem um apelo esportivo, apesar de ser um sedã médio.
Internamente, o modelo também impressiona. Com um painel digital em que a cor azul predomina, o Honda leva vantagem sobre a concorrência, que utiliza equipamentos analógicos em seus modelos.
Apesar de ser menor na comparação com o Sentra e o Mégane, o modelo fabricado em Sumaré (SP) tem a maior distância entre eixos (2,70 metros, contra 2,68 m do Nissan e do Renault).
Com isso, o Civic obteve um espaço interno satisfatório. Um detalhe que chama a atenção é o fato de o assoalho traseiro ser plano, o que gera maior conforto para o passageiro que se senta na parte central do banco traseiro.
No entanto, para conseguir este entreeixos mais vantajoso, o porta-malas acabou sacrificado.
Dos três modelos avaliados, o Honda é o que possui menor capacidade – 340 litros, contra 371 litros do Sentra e “volumosos” 520 litros do Mégane.
VANTAGEMPara os que não se preocupam com estética e beleza, mas sim com custos, o Civic também detém uma excelente vantagem sobre seus adversários.
Dos três, o modelo da Honda é o único com motorização bicombustível (álcool e gasolina). Já o Sentra, importado do México, e o Mégane, produzido em São José dos Pinhais (PR), andam apenas com gasolina.
DESEMPENHOQuando o assunto é desempenho, os carros se equiparam. Porém, o Civic volta a se destacar.
Mesmo com um motor 1.8 16V, ele não fez feio diante dos 2.0 16V dos modelos da Nissan e da Renault.
Com 140 cv de potência a 6.200 rpm, o Honda se mostrou ágil tanto na cidade, quanto na estrada. Quando exigido nas retomadas, o Civic não decepcionou.
Nesse quesito, é preciso destacar que tanto o Sentra (142 cv), quanto o Mégane (138 cv), mostraram fôlego e agradaram em todas as situações a que foram submetidos durante a avaliação.
EQUIPAMENTOSAssim como no desempenho, os modelos avaliados são muito próximos em relação aos equipamentos.
Entretanto, neste ponto o Sentra se mostrou superior. O modelo S traz piloto automático e faróis de neblina de série, enquanto o Civic possui esses dois itens somente na versão superior, a EXS.
Mesmo tendo uma gama considerável de equipamentos de série, o Mégane peca em alguns pontos que sequer podem ser encontrados como opcionais, como CD player com MP3, bancos de couro e piloto automático.
PREÇOMesmo com alguns itens de série a mais, o Sentra é o mais barato dos três, custando R$ 63.710. O Civic sai por R$ 65.460 e o Mégane por R$ 64.080.
NÚMEROS | Honda Civic LXS | Nissan Sentra S | Mégane Sedan Dynamique |
Motor | 1.8 16V Flex | 2.0 16V a gasolina | 2.0 16V a gasolina |
Potência | 138 cv (g) / 140 cv (a) a 6.200 rpm | 142 cv a 5.500 rpm | 138 cv a 5.500 rpm |
Torque | 17,5 mkgf (g) a 5.000 rpm / 17,7mkgf (a) a 4.500 rpm | 20,3 mkgf a 4.800 rpm | 19,2 mkgf a 3.750 rpm |
Velocidade máxima | Dado não divulgado | 194 km/h | 200 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | Dado não divulgado | 9,5 segundos | 9,8 segundos |
Comprimento | 4,48 metros | 4,56 metros | 4,49 metros |
Altura | 1,45 metro | 1,51 metro | 1,46 metro |
Entreeixos | 2,70 metros | 2,68 metros | 2,68 metros |
Peso | 1.237 quilos | 1.325 quilos | 1.340 quilos |
Porta-malas | 340 litros | 371 litros | 520 litros |
Tanque | 50 litros | 55 litros | 60 litros |
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