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Ferrovias devem transportar 30% da carga nacional
Do Diário do Grande ABC
01/03/2000 | 15:20
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A ferrovia transportará 30% de toda a carga do Brasil dentro de três anos. Esta é a previsao do presidente da Associaçao Nacional do Transporte Ferroviário (ANTF), Bernardo Figueiredo. Atualmente, o trem é responsável por 21% da carga transportada. A meta do modal até 2003 é, portanto, obter um crescimento real de 9%. De acordo com ele, a situaçao da ferrovia nacional começou a melhorar lentamente depois das privatizaçoes, em 1997, e só a partir de agora o mercado nacional perceberá o impacto das mudanças. Figueiredo aposta que, se o PIB nacional crescer cerca de 4% este ano, o transporte ferroviário crescerá 15% em 2000.

Segundo os dados da ANTF, o modal ferroviário expandiu 7% de 98 para 99. Desde a entrega da malha da Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA) para a iniciativa privada, em 96, o transporte ferroviário nacional cresceu 24%. No primeiro ano de administraçao privada, nenhuma das concessionárias conseguiu cumprir a meta de produçao (transporte por tonelada de carga) acertada com o governo federal. A produçao ficou, em média, 10% abaixo da meta projetada, que foi baseada na produçao estatal do ano de 93.

Para Figueiredo, os concessionários encontraram trilhos, vagoes e a infra-estrutura geral em pior estado do que imaginavam. Com os investimentos, as malhas ferroviárias se recuperaram e passaram a ganhar o mercado perdido em anos de deterioraçao. Depois dessa fase de transiçao, as concessionárias alcançaram o objetivo de produçao, crescendo 12%, em média, de 97 para 98 .

Ele afirmou ainda que a ferrovia está apenas recuperando a carga que, por natureza, pertence a ela, como graos, minérios e produtos siderúrgicos. Em países continentais, o trem é o tipo de transporte mais barato para esses produtos. "Isso deverá ocorrer também no Brasil, pois as empresas só nao utilizavam o trem por causa da situaçao precária da malha", acredita Figueiredo.

Fretes - Figueiredo acredita que o desenvolvimento da ferrovia vai regular o frete rodoviário, evitando uma explosao de preços se o PIB nacional expandir. O modal rodoviário transporta cerca de 60% de toda a carga nacional e atualmente está trabalhando com baixos fretes por causa da grande competiçao no setor e da baixa demanda provocada pela recessao econômica. Se a economia, a tendência é que a demanda por caminhoes aumente e os fretes rodoviários subam. "Mas, se a ferrovia crescer junto com o modal rodoviário, ela permitirá uma situaçao estável e o equilíbrio no mercado", diz Figueiredo.

Carga geral - Segundo Figueiredo, ainda sao tímidas as investidas da ferrovia no segmento de carga geral, isto é, das mercadorias de maior valor agregado, transportadas no Brasil por caminhoes. "Até agora, o transporte ferroviário nao 'tirou' carga dos caminhoes", afirma ele. Em 96, segundo a ANTF, apenas 5% das mercadorias transportadas por trem era do setor de carga geral. A meta é dobrar essa capacidade até 2003.

Uma das iniciativas da ferrovia de ingressar em rotas tradicionais do caminhao foi da América Latina Logística (ALL), concessionária da antiga malha sul da RFFSA, que lançou uma rota ferroviária entre Sao Paulo e Buenos Aires (Argentina) para o transporte de contêineres. As viagens, que ocorriam uma vez por semana, passaram a acontecer três vezes por semana e serao diárias ainda neste trimestre, por causa do interesse de empresários do Mercosul.




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