Internacional Titulo
Aviões britânicos fazem vôo de reconhecimento no Afeganistão
Das Agências
09/11/2001 | 15:47
Compartilhar notícia


A Força Aérea britânica, a RAF, cobre com aparelhos AWACS um terço de vôos de reconhecimento e vigilância no Afeganistão, informaram nesta sexta-feira fontes próximas ao Ministério de Defesa britânico.

A RAF desempenha um papel importante na campanha militar que entrou na sua quinta semana, dizem as fontes. Além dos aviões AWACS, a Grã-Bretanha enviou um avião Canberra PR9 para operações de reconhecimento fotográfico na região.

Mesmo sendo um aparelho dos anos 50, o Canberra continua sendo muito útil devido à capacidade de voar mais baixo do que os aviões espiões americanos U2 e por proporcionar fotos aéreas mais detalhadas, explicaram as fontes.

Os demais aparelhos da RAF envolvidos na campanha aérea são dois aviões de patrulha marítima Nimrod, dois transportadores Hércules, quatro transportadores C-17 e dois aviões de vigilância E3-D Sentry. Estes últimos realizaram 400 horas de vôo em 40 operações.

Nenhum avião de combate ou bombardeiro britânico foi enviado ao Afeganistão desde o início do conflito, e os submarinos britânicos presentes na região lançaram mísseis em apenas duas oportunidades.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;