Cultura & Lazer Titulo Prata da casa
Ossa abre temporada 2017 hoje em Santo André

Orquestra Sinfônica se apresenta no Teatro Municipal às 20h; entrada é gratuita

Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
25/03/2017 | 07:27
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Está aberta, a partir de hoje, a temporada 2017 de concertos da Ossa (Orquestra Sinfônica de Santo André), com evento marcado para as 20h no palco do Teatro Municipal (Praça 4º Centenário) da cidade. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados nas bilheterias do espaço uma hora antes do início do espetáculo.

Sob a batuta do maestro Abel Rocha, a Ossa apresenta o programa Mozarteando, ilustrado por peças de Mozart. Rocha explica razão da escolha de ter repertório baseado no trabalho do austríaco. “Mozart só tem um. As pessoas reconhecem, sempre ouviu falar, de comercial. Mas quais foram as influencias desse compositor? Fomos atrás de pegar exemplos. É uma arte do século 18 e que serve até agora. A gente conversa sobre isso com o publico entre uma música e outra, sobre essa referência sonora”, explica.

O repertório conta ainda com temas escritos por compositores influenciados por Mozart, e de compositores que foram influenciados por ele. “Também citamos um compositor brasileiro, o Mozart Camargo Guarnieri, além do Max Ryder – que reimaginou a música, transformou em temas com variações – e como sempre gostou de instrumento solo, strauss para trompa. É um rabisco de três séculos de história e toda a sua influência”, diz Rocha.

Entre as escolhidas está a abertura de O Rapto do Serralho’, de Mozart; as Variações e Fugas op. 132, de Max Reger, e Concerto N. 1 para trompa, de Richard Strauss.

Nesta nova temporada, os concertos seguem gratuitos e itinerantes, “sempre com essa coisa de conversar, explicar; pedaço da história do mundo. Conseguir perceber como ser humano no mundo”, adiciona o maestro.
A orquestra se apresenta ainda amanhã, às 19h30, na Paróquia São Judas Tadeu (Rua Vitória Régia, 933), também com entrada gratuita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;