Internacional Titulo
Barco holandês não vai realizar abortos na Irlanda
Das Agências
15/06/2001 | 22:30
Compartilhar notícia


O barco holandês Aurora, equipado para realizar abortos, chegou na quinta-feira à tarde ao Porto de Dublin (Irlanda), mas seus responsáveis decidiram não entregar pílulas abortivas nesta sexta-feira, alegando questões legais.

"Esperávamos que a tripulação holandesa do barco pudesse entregar pílulas abortivas, mas nunca tivemos a intenção de realizar abortos cirúrgicos", declarou à rádio-televisão estatal irlandesa RTE Ivana Bacik, representante da organização irlandesa "Women on Waves", associação que fretou o "Aurora".

Os médicos que se encontram no barco tinham previsto prestar atentimento a pacientes numa sala preparada para realizar abortos, na qual poderiam prescrever a pílula.

Para eles, o Aurora deveria afastar-se 12 milhas da costa para sair do território irlandês e não estar portanto submetido às leis deste país.

O aborto é proibido na Irlanda, a não ser em casos especiais, quando a vida da mãe corre perigo.

"A tripulação holandesa tinha sem dúvida a intenção de entregar a RU468 (pílula abortiva)", disse Bacik. "Entretanto, recebemos muitos pedidos e não poderíamos atender a todos eles. Além disso, apareceram problemas com a lei holandesa e não será possível prescrever a pílula ou fazer o aborto cirúrgico", acrescentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;