Economia Titulo
Ira descobre jazida de gás e quer exportar
Do Diário do Grande ABC
05/04/2000 | 12:14
Compartilhar notícia


O ministro iraniano do Petróleo, Bijan Namdar Zangeneh, anunciou nesta quarta-feira a descoberta de uma importante jazida de gás natural na regiao de Kanghan, no sul do país, com reservas estimadas em mais de 400 bilhoes de metros cúbicos.

O valor das reservas dessa jazida, denominada de ``Tabnak' (luminosa), é estimado aproximadamente em US$ 16,5 bilhoes, informou Zangeneh, citado pela agência oficial Irna.

Essa jazida, situada nao muito distante das outras principais jazidas de gás do Ira, ``será a mais importante do país', adiantou o ministro, precisando que os trabalhos de exploraçao começaram no ano passado e que a perfuraçao já chegou a uma profundidade de 3.345 metros.

O Ira está na segunda fila mundial, depois da Rússia, com reservas de gás estimadas em 20 trilhoes de metros cúbicos.

O Ira iniciou importantes obras para um terminal de gás natural no porto de Assaluyeh, no Golfo, situado na regiao de Kanghan, destinado ao tratamento do gás nas gigantescas jazidas de Pars Sul.

Esse terminal de gás, o maior do país, está em vias de construçao e deve começar a operar no final de 2001, segundo Paul-Marie Graf, representante da firma francesa Total, encarregada do projeto.

O terminal de Assaluyeh, chamado de ``Pars', está destinado ao tratamento do gás das jazidas de Pars Sul, cujo desenvolvimento está assegurado há dois anos pela firma Totalfina, no âmbito de um importante contrato ao lado do russo Gazprom e do malaio Petronas.

Esse contrato, firmado em setembro de 1997, prevê o investimento de US$ 2 bilhoes no setor gasífero do Ira.

A produçao de gás das jazidas de Pars Sul deve alcançar um total de 20 bilhoes de m3 por ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;