Automóveis Titulo
Volks elege vencedores do Concurso de Design 2002
Adriana Mompean
Do Diário do Grande ABC
03/12/2002 | 17:52
Compartilhar notícia


Márcio Rangel Sartori, da UniverCidade (RJ), Daniel Vicentini Lelis, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP), e Pedro Mario Alberto Guarinon, da Faculdade de Belas Artes de São Paulo (SP), foram eleitos os vencedores do Concurso Volkswagen de Design 2002 e ganharam um ano de estágio remunerado no Centro de Design da montadora, em São Bernardo. A edição do concurso deste ano teve como tema a criação de um City Car.   

Pedro Guarinon, que mora em Santo André, desenhou o carro Pueblo, com a proposta de uma carroceria prolongada por meio de sistema hidráulico que liga o módulo frontal ao módulo traseiro quando o transporte for para mais de duas pessoas. No pistão hidráulico ainda estaria embutido o conceito de deformação programada. “O Pueblo foi projetado com linhas que lembrassem a identidade visual da Volkswagen e também com elementos inspirados em motos de competição”, diz.   

O Urby, proposta de Márcio Rangel Sartori, é um cupê esportivo compacto com capacidade para dois ocupantes com a possibilidade da retirada da proteção do porta-malas para a instalação de um assento adicional. Também é possível retirar a capota rígida de fibra para o modelo se tornar um conversível. Ao idealizar o Urby, Márcio se inspirou em veículos como o Lupo e o Magellan.   

Já Daniel Lelis idealizou o One, veículo modular que se adapta a várias funções com a simples mudança do módulo traseiro. O veículo, que lembra um monovolume, seria dotado de um motor compacto que utilizaria biodiesel e eletricidade.   

No concurso estavam inscritos 143 alunos de Desenho Industrial de todo país. Para a final foram selecionados 10 participantes que prepararam uma maquete em escala 1:4 e um relatório com soluções para problemas de trânsito nas grandes cidades. Entre as propostas, estava a criação de postos de aluguel de carros nas proximidades de estações de metrô e ônibus.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;