Economia Titulo
França caminha para recessão, dizem analistas
Da AFP
20/08/2003 | 21:59
Compartilhar notícia


O Instituto Nacional de Estatísticas e Estudos Econômicos (INSEE) da França divulgou nesta quarta-feira que o Produto Interno Bruto (PIB) do país teve uma redução de 0,3% no segundo trimestre deste ano. Analistas acreditam que este é um sinal de que o país caminha para a recessão.

Este dado negativo surpreendeu a maioria dos economistas, que apostavam que o PIB não registraria alteração em relação aos três primeiros meses do ano, quando houve um crescimento de 0,2%. Entretanto, as estatísticas mostraram que a queda nas exportações francesas (0,6%), em parte devido à valorização do euro, provocaram a queda do PIB.

“O segundo trimestre de 2003 teve um caráter de exceção, devido às conseqüências da guerra no Iraque e à conjuntura internacional negativa, com a recessão em vários de nossos parceiros comerciais. Isto não representa uma tendência”, garantiu o Ministério da Economia francês depois da divulgação do relatório do INSEE.

O governo francês projetou para este ano um crescimento de 1,3% do PIB, apesar deste ter avançado apenas 0,1% no primeiro semestre. Com os dados divulgados pelo INSEE, são ainda mais remotas as possibilidades da França alcançar essa meta em 2003.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;